Dados do Trabalho


Título

Achado incidental de “meandering pulmonary vein” em paciente com adenocarcinoma de cólon.

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Relatar o achado incidental de uma anomalia venosa pulmonar rara, descrevendo suas principais características radiológicas e correlação com os principais diagnósticos diferenciais.

História clínica

Paciente do sexo masculino, 74 anos, hipertenso, portador de adenocarcinoma diferenciado do cólon não metastático, assintomático do ponto de vista cardiopulmonar. Realizou tomografia computadorizada (TC) do tórax para seguimento oncológico, que evidenciou veia pulmonar superior direita com trajeto posterior ao brônquio fonte direito, unindo-se à veia pulmonar inferior ipsilateral de trajeto curvilíneo intrapulmonar, formando um tronco comum que drena para o átrio esquerdo. Os achados indicam uma anomalia venosa pulmonar denominada "meandering pulmonary veins" (MPV). Adicionalmente, foram observados sinais de isomerismo esquerdo, com ambos os pulmões bilobados, sem fissura horizontal, além de imagem sugestiva de comunicação interatrial do tipo ostium secundum.

Discussão e diagnóstico

As "meandering pulmonary veins” são extremamente raras, com menos de 20 casos relatados na literatura. Caracterizam-se pela presença de uma ou mais veias pulmonares com trajeto intrapulmonar anômalo, sinuoso, com drenagem do seu fluxo para o átrio esquerdo. Manifestam-se mais frequentemente à direita e costumam ser diagnosticadas incidentalmente, pois a maioria dos pacientes é assintomática. Atualmente, a TC e a angiografia por ressonância magnética são os principais métodos utilizados por permitirem melhor visualização das estruturas vasculares e possíveis anomalias associadas. A angiografia convencional tem utilidade na suspeita de malformação arteriovenosa pulmonar, e a ausência de uma artéria nutridora pode sugerir MPV. Outro diagnóstico diferencial importante é a Síndrome da Cimitarra, já que o sinal de Cimitarra pode estar presente em ambas. Contudo, nesta síndrome, há drenagem venosa do pulmão direito para a veia cava inferior, com shunt esquerda-direita, além de hipoplasia pulmonar direita, suprimento arterial sistêmico para o pulmão direito e dextrocardia, achados que não são encontrados em associação às MPV. Acredita-se que ambas façam parte de um espectro de anomalias pulmonares com base embriológica comum. A MPV é uma condição benigna e não requer intervenções terapêuticas.

Conclusões

As meandering pulmonary veins podem ser confundidas com condições mais comuns, sendo importante que o radiologista esteja familiarizado com suas características imaginológicas, a fim de realizar o diagnóstico preciso desta condição e prevenir tratamentos desnecessários.

Palavras Chave

Veias; pulmonares; anômalas

Arquivos

Área

Cardiovascular

Instituições

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP. - Pernambuco - Brasil

Autores

MIRELLA VALENÇA MOTA VIANNA, FERNANDO TADEU DE SOUSA COSTA FILHO, JOSÉ FABRÍCIO MACÊDO, MATEUS NOGUEIRA BEDOR JARDIM FERRAZ, ANDREA MÁRCIA PEREIRA VIEIRA, MARIA MANOELA VASCONCELOS FLORENCIO CAVALCANTI , INDIRA MARIA DE SOUSA PEREIRA