Dados do Trabalho


Título

Tumores benignos do espaço carotídeo: um ensaio pictórico

Introdução e objetivo(s)

Os tumores benignos do espaço carotídeo são lesões bastante comuns na prática dos radiologistas, principalmente para aqueles que trabalham com imagem de Cabeça e Pescoço, podendo ser efetivamente estudados através de ultrassonografia (US), Tomografia Computadorizada (TC) e, principalmente, Ressonância Magnética (RM). O objetivo desta apresentação é familiarizar o radiologista nos aspectos de imagem destes tumores, destacando-se pontos relevantes para o diagnóstico acurado destas lesões e quais são os pontos essenciais do laudo radiológico que podem auxiliar o médico cirurgião na abordagem terapêutica.


Método(s)

Neste ensaio apresentamos uma revisão anatômica do espaço carotídeo e diversos aspectos de imagem de tumores benignos que acometem este espaço cervical, utilizando como ponto de partida seis (06) casos clínicos confirmados de pacientes que realizaram estudos do pescoço em nossa instituição, comparando com achados cirúrgicos e dados anatomopatológicos confirmatórios para estas lesões.

Discussão

O espaço carotídeo é o espaço tubular que se estende da base do crânio até o arco aórtico de cada lado do pescoço, podendo ser subdividido nos níveis infra e supra-hioide. Seu conteúdo inclui as artérias carótidas comum e interna, a veia jugular interna, os linfonodos da cadeia jugular interna, o nervo vago (X) e, na sua porção superior, os nervos glossofaríngeo (IX), espinal acessório (XI) e hipoglosso (XII). As principais lesões que serão abordadas pelo ensaio são os paragangliomas, schwannomas, neurofibromas e os meningiomas do forame jugular.

Conclusões

Os estudos de imagem possuem papel fundamental no manejo das lesões do espaço carotídeo. É importante para todo radiologista que trabalha com imagem da cabeça e pescoço o reconhecimento e a descrição adequada das lesões tumorais benignas do espaço carotídeo, bem como a transmissão adequada e precisa das informações no laudo radiológico para o planejamento cirúrgico e o tratamento adequado de cada paciente.

Palavras Chave

Espaço carotídeo; cabeça e pescoço;

Arquivos

Área

Cabeça e Pescoço

Instituições

Alliança - São Paulo - Brasil, Axial Inteligência Diagnóstica - Minas Gerais - Brasil

Autores

FERNANDA PARENTONI SANTOS DONNABELLA, MARCIO BARBOSA DOS REIS FILHO, JOSUE BECONHA PEREIRA, AUGUSTO BRAGA FERNANDES ANTUNES, MARCELO DE MATTOS GARCIA