Dados do Trabalho


Título

Papiloma intraductal em paciente adolescente do sexo masculino.

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Relatar caso de papiloma intraductal em paciente adolescente do sexo masculino.

História clínica

Paciente do sexo masculino, 14 anos, obeso, procura ambulatório por aumento do volume mamário desde os 10 anos. A mãe refere que, há um ano, apresenta nódulo palpável na mama esquerda associado a descarga papilar amarelada ipsilateral. Ao exame físico, notou-se aumento do volume mamário bilateral e nódulo palpável retroareolar à esquerda. Foi então solicitada ultrassonografia das mamas, que destacou nódulo sólido, hipoecogênico, oval e circunscrito, de aproximadamente 16 mm na mama esquerda, além de ectasia ductal retroareolar ipsilateral e ginecomastia bilateral, BI-RADS 4. Encaminhado para realização de core biopsy guiada por ultrassonografia, com análise histológica resultando em papiloma intraductal sem atipias associado a hiperplasia ductal usual. Paciente encaminhado para realização de cirurgia para exérese da lesão e da ginecomastia bilateral.

Discussão e diagnóstico

As doenças das mamas são relativamente comuns na mama feminina, já nos homens estas afecções são infrequentes. Entre as lesões raras na mama masculina, destaca-se o papiloma intraductal, com poucos casos registrados em adolescentes do sexo masculino. Esta afecção geralmente apresenta-se como um nódulo mamário, por vezes palpável, associado a descarga papilar serossanguinolenta ipsilateral. O diagnóstico é baseado na mamografia e ultrassonografia com estudo Doppler, podendo ser complementado com imagem por ressonância magnética. A ultrassonografia possui maior sensibilidade que a mamografia, e os achados incluem nódulo intraductal com alto fluxo ao Doppler associado a dilatação ductal. A ressonância magnética demonstrou benefício em caracterizar a relação da lesão com os ductos. Por outro lado, os achados possuem baixa especificidade, sendo necessária a complementação com estudo anatomopatológico, podendo ser realizado por meio de Core Biopsy. Alguns autores recomendam que a realização de biópsia excisional estaria indicada para os casos de nódulos unilaterais na mama de adolescentes do sexo masculino. A conduta para estes casos pode incluir o seguimento clínico ou cirurgia excisional.

Conclusões

Assim, destaca-se o papiloma intraductal como um diagnóstico diferencial nos casos de nódulos mamários em adolescentes do sexo masculino, sendo a ultrassonografia o método de escolha para avaliação dessas lesões nesta faixa etária. Ademais, a biópsia excisional representa uma opção à core biopsy para o diagnóstico definitivo.

Palavras Chave

Papiloma intraductal; Neoplasias da mama masculina; Diagnóstico por imagem

Arquivos

Área

Mama

Instituições

A C CAMARGO CANCER CENTER - São Paulo - Brasil

Autores

DANILO SOUZA DELGADO, DANIELLY BEATRIZ SILVA PEREIRA, AMANDA ALVES TAVARES, JULIANA ALVES DE SOUZA