Dados do Trabalho


Título

Dosimetria da Equipe Técnica Durante Procedimentos Hemodinâmicos

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

A Radiologia Intervencionista é a área da medicina que proporciona as maiores exposições ocupacionais. Visando aprimorar a segurança radiológica em setores de hemodinâmica, este estudo mensura radiação espalhada e correlaciona a dose do trabalhador com o protocolo do equipamento. Realizado em dois grandes hospitais, o objetivo é correlacionar a dosimetria no paciente, medida pelo produto Kerma-Área (PKA), com a dose recebida pela equipe técnica, mensurando, assim a exposição ocupacional. O estudo utilizou equipamentos de hemodinâmica de diferentes modelos, para a medição da radiação, foram empregados Dosímetros Termoluminescentes TLD-100, calibrados para a grandeza equivalente de dose pessoal. Durante as medições, um fantoma antropomórfico foi utilizado para a determinação das doses efetivas.

Material(is) e método(s)

A metodologia incluiu o levantamento de dados dosimétricos em procedimentos hemodinâmicos, a validação das medidas de dose para garantir precisão, a avaliação da dosimetria nos trabalhadores com dosímetros posicionados em seis locais estratégicos no corpo dos intervenientes, e o desenvolvimento de ferramentas educativas para aumentar a conscientização sobre a segurança radiológica entre os profissionais expostos.

Resultados e discussão

Os resultados, revelam uma correlação positiva e estatisticamente significativa (coeficiente de correlação de Pearson=0.63, p=0.0021) entre a taxa de dose no paciente e a dose recebida pelos operadores. A regressão linear no gráfico demonstra que ajustes nas configurações dos equipamentos e posicionamento influenciam diretamente a exposição à radiação. Observou-se que as taxas de dose variavam amplamente, sugerindo que, em alguns cenários, a exposição à radiação poderia ser evitada com ajustes nas configurações operacionais e correto posicionamento na sala.

Conclusões

Em conclusão, o ajuste das configurações do equipamento e o reforço contínuo das práticas de segurança podem diminuir a exposição ocupacional à radiação.

Palavras Chave

Exposições ocupacionais; Dosimetria pessoal.

Arquivos

Área

Física/ Controle de Qualidade

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB-UNESP) - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAEL REAL SOUSA, DIANA RODRIGUES DE PINA MIRANDA, MATHEUS ALVAREZ, RAISSA ALEXIA CAMARGO GUASSU