Dados do Trabalho


Título

Explorando o coração: Relato de caso de linfoma com acometimento cardíaco.

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Relato de caso que visa descrever a apresentação clínica, diagnóstico e tratamento de um paciente com linfoma primário cardíaco (LPC), visando a detecção precoce para o melhor prognóstico nessa condição rara.

História clínica

Paciente do sexo feminino, 65 anos, com tratamento prévio para linfoma difuso de células B há 4 anos e com resposta completa ao PET-CT há 3 anos, procurou atendimento médico há 1 ano devido à astenia importante nos últimos meses e hiporexia. Realizou ecocardiograma com a presença de derrame pleural e pericárdico, sendo internada para investigação diagnóstica.

Discussão e diagnóstico

Os exames de imagem revelaram uma massa intracavitária no átrio direito de contornos irregulares, além da presença de infiltração na parede livre do ventrículo direito. A biópsia confirmou linfoma de grandes células B, e o estadiamento indicou envolvimento difuso da doença, sendo a maior área de acometimento o coração.
O LPC, uma condição rara, está associado a uma elevada taxa de morbimortalidade e afeta predominantemente as câmaras cardíacas direitas e é frequentemente identificado como linfoma difuso de grandes células B. Os pacientes podem apresentar uma gama diversificada de sintomas clínicos, que incluem insuficiência cardíaca grave e de rápida progressão, arritmias ventriculares, distúrbios de condução elétrica no coração, dor torácica, e síncope.
Além disso, os efeitos diretos da massa tumoral no coração também contribuem para a complexidade do quadro clínico.
Esta patologia impõe desafios diagnósticos adicionais devido à sua raridade. Exames de imagem desempenham um papel crucial tanto na suspeita inicial quanto no direcionamento de biópsias, sendo esta o método primordial, especialmente o subtipo relatado. Essa técnica é vital para identificar a variante específica do linfoma, sendo fundamental na formulação de um tratamento personalizado e mais eficiente.
A abordagem terapêutica envolve quimioterapia combinada, estando o paciente em questão em tratamento até o presente momento, com redução do tamanho da massa cardíaca aos exames de imagem e em programação para transplante de medula óssea.

Conclusões

Esse caso ressalta a importância do diagnóstico precoce no prognóstico dos pacientes com acometimento cardíaco pelo linfoma não-Hodgkin, sendo fundamental o conhecimento dos diferentes métodos diagnósticos e do adequado manejo multidisciplinar.

Palavras Chave

Linfoma cardíaco; diagnóstico.

Arquivos

Área

Tórax

Instituições

AC Camargo Cancer Center - São Paulo - Brasil

Autores

SORAIA QUARANTA DAMIÃO , ARTHUR DE LIMA CHAGAS, DANIELLY BEATRIZ SILVA PEREIRA , ALMIR BITENCOURT , PAULA NICOLE VIEIRA PINTO BARBOSA