Dados do Trabalho


Título

Neurografia por Ressonância Magnética em Cabeça e Pescoço: Como Fazer e o que Valorizar

Introdução e objetivo(s)

A avaliação de neuropatia dos nervos cranianos é desafiadora e a avaliação do trajeto extracraniano destes nervos muitas vezes é necessária para o adequado diagnóstico. A face é a quarta localização de dor crônica, podendo ser debilitante, além de contribuir para os custos no sistema de saúde. A principal causa de dor facial é a neuralgia do trigêmeo, que em até 60% dos casos está relacionada à extração dentária, porém a dor facial também pode ser causada por comprometimento de outros nervos cranianos, sendo importante conhecer a anatomia, patologia e realizar os protocolos adequados para estudo desses nervos. A Ressonância Magnética (RM) associada às novas sequências de neurografia em aparelhos de alto campo (3T), têm-se mostrado mais eficiente na avaliação anatômica e detecção de lesões neurais. O objetivo deste estudo é descrever a técnica e protocolo do estudo de neurografia por RM (MRN) dos principais nervos cranianos e seus ramos, localização anatômica e interpretação dos achados através da análise de casos.

Método(s)

Neste estudo retrospectivo, foram analisados estudos de MRN de pacientes com diagnóstico clínico de neuralgia ou lesão traumática. Todos os exames foram realizados em aparelhos de 3T com o mesmo protocolo, além das sequências 3D PSIF coronal com supressão do sinal vascular e alta resolução (0,9 mm isotrópico) e 3D STIR coronal pós contraste com espessura de 1,0mm, isotrópico. Os exames foram interpretados por 2 radiologistas especialistas em cabeça e pescoço com mais de 10 anos de experiência.

Discussão

A MRN se mostrou um bom método para localizar os nervos cranianos e seus ramos. Foram observadas diferenças significativamente maiores no diâmetro do nervo e na intensidade de sinal em T2 em comparação com o lado contralateral usado como controle, além de interrupção da continuidade do nervo. O diagnóstico da lesão principalmente relacionada a procedimentos dentários e tratamento precoce são essenciais para evitar dor neuropática crônica e melhorar o prognóstico.

Conclusões

A neurografia por RM é um método diagnóstico adicional confiável que pode ser utilizado para avaliação anatômica e caracterização de lesões dos nervos cranianos, principalmente do nervo trigêmeo, com boa correlação entre os achados clínicos e radiológicos.

Palavras Chave

neurografia por RM; neuropatia de nervos cranianos; dor neuropática crônica

Arquivos

Área

Cabeça e Pescoço

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

EDUARDO PORTO CUNHA, FLAVIA ISSA CEVASCO, CAROLINA RIBEIRO SOARES, HUGO LUIS DE VASCONCELOS CHAMBI TAMES, REGINA LÚCIA ELIA GOMES