Dados do Trabalho


Título

HIPOMELANOSE DE ITO: UM DIAGNÓSTICO RARO E INTERDISCIPLINAR.

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

O propósito do caso relatado é destacar a complexidade diagnóstica e a interdisciplinaridade necessária no diagnóstico da Hipomelanose de Ito (HI), uma vez que é uma síndrome neurocutânea rara, sendo necessário interação e contribuição entre várias especialidades médicas.

História clínica

Paciente do gênero masculino, 6 anos, encaminhado ao pronto socorro com quadro de crise convulsiva, apneia e cianose. Após estabilização do quadro foi solicitado Ressonância Magnética (RM) do encéfalo para investigação diagnóstica, a qual constatou área de espessamento da cortical da região parassagital do lobo parietal à esquerda, associado a tênue hipersinal em T2/Flair e a perda da interface corticossubcortical e da arquitetura da camada subcortical, podendo representar displasia cortical do tipo II. No exame físico foi observado manchas hipocrômicas no hemicorpo esquerdo, que segundo a mãe estão presentes desde o nascimento. Foram realizados vários exames complementares, inclusive biópsia incisional de pele, que evidenciou melanina escassa e irregularmente distribuída pela camada basal. A partir do conjunto dos achados clínicos e de imagem foi aventada a hipótese de Hipomelanose de Ito.

Discussão e diagnóstico

A elucidação de um diagnóstico raro e desafiador, de forma precoce e assertiva, como o da Hipomelanose de Ito, só foi possível com a contribuição entre as várias especialidades médicas e o papel fundamental dos exames de imagem no contexto clínico. O papel do radiologista nesse caso foi de suma importância já que a hipótese diagnóstica foi discutida apenas após os resultados presentes na RM de encéfalo.

Conclusões

O relato de caso descrito no presente estudo mostra como no contexto atual é essencial que o médico radiologista esteja presente ativamente nas discussões de casos com outras especialidades médicas, assumindo papel determinante nas condutas de cada caso.

Palavras Chave

HIPOMELANOSE DE ITO

Arquivos

Área

Neurorradiologia

Instituições

FAMERP - São Paulo - Brasil

Autores

ANNA BEATRIZ LIRA ASSAN, SÍLVIA PORTELA BORGES, MARINA NORI HILÁRIO, LUCAS HIDEKI MATSUMOTO, MONIQUE CRISTINA ALVES LOPES