Dados do Trabalho


Título

Ultrassonografia ocular: o que todo radiologista precisa saber.

Introdução e objetivo(s)

Introdução

Devido à acessibilidade e possibilidade de realização de imagens em tempo real das estruturas oculares, a ultrassonografia tem grande utilidade na visualização do globo ocular, seja em condições ambulatoriais ou emergenciais.


Objetivo

O objetivo deste trabalho é relatar os principais pontos anatômicos da ultrassonografia ocular e auxiliar na prática diária do médico radiologista.

Método(s)

Revisão da literatura, através de plataformas de pesquisa, como Pubmed e pelo método ultrassonográfico por imagens registradas no PACS (Picture Archiving and Communication System), anexadas ao prontuário dos pacientes.

Discussão

Para realizar a ultrassonografia ocular, a compreensão anatômica é fundamental.

O globo ocular é circundado por tecido muscular e gorduroso dentro da cavidade orbitária. Também é compostopela esclera, a úvea e a retina, que cercam o humor vítreo e o humor aquoso.

A esclera é a camada mais externa, atuando como uma barreira protetora que circunda todo o globo.

A íris é um anel pigmentado com um orifício central, a pupila, e se conecta ao corpo ciliar perifericamente.

O cristalino se encontra posteriormente à íris. O corpo ciliar conecta a íris ao músculo ciliar, e a coroide, que está ligada ao cristalino através das fibras zonulares, forma uma camada vascular central entre a esclera e o epitélio pigmentar da retina.

A retina é a camada mais interna do olho. É composta por uma camada sensorial que contém fotorreceptores, células ganglionares e a camada do epitélio pigmentar da retina.

A vasculatura do olho inclui a artéria retiniana central, que se origina da artéria oftálmica, e a veia retiniana central. O nervo óptico fornece inervação sensorial ao olho. Essas três estruturas viajam juntas na bainha do nervo óptico, que contém líquido cefalorraquidiano e se comunica diretamente com o espaço subaracnóideo.

Conclusões

A ultrassonografia ocular é uma importante ferramentadiagnóstica com quase nenhum risco associado, fácil acesso. Acreditamos que os médicos com conhecimentos de sonoanatomia e fisopatologia podem realizar o exame de forma rápida, simples e eficaz. Por meio deste estudo, temos o intuito de contribuir para a desmistificação da ultrassonografia ocular e facilitar sua aplicação na rotina diária.

Palavras Chave

ultrassonografia ocular; Anatomia ocular.

Arquivos

Área

Ultrassonografia

Instituições

TRANSDUSON MEDICINA DIAGNÓSTICA AVANÇADA - São Paulo - Brasil

Autores

ANA LUIZA RODRIGUES PEREIRA, PATRICIA CALESTINI, PEDRO HENRIQUE DE MENEZES, HUMBERTO PINTO WANDERLEY NETO, HUGO FRANCO, MARIA GABRIELA REZENDE, LUCAS DE SOUZA, LUIZA GODOY, BRUNO CHUI, SANDRO VALLE, KALLIL SANTOS, ANDREA BURIM, LUCAS FRANCISCO, DIEGO ROMERO, LUCIANA DIAS RODRIGUED FRANCISCO, MIGUEL NETO