Dados do Trabalho


Título

CISTO LINFOEPITELIAL DO PÂNCREAS: RELATO DE CASO DE LESÃO CÍSTICA PANCREÁTICA RARA

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

As lesões císticas benignas do pâncreas são as principais lesões identificadas de maneira incidental nesse órgão. O cisto linfoepitelial pacreático corresponde a um dos tipos mais incomuns dentre as lesões benignas nesse órgão, sem risco de malignidade e de difícil diagnóstico por métodos de imagem pré-operatórias.
Este relato apresenta o caso de paciente do sexo masculino com cisto linfoepitelial pacreático exofítico uniloculado localizado no ligamento gastroduodenal, confirmado por anatomopatológico.

História clínica

Paciente do sexo masculino, 37 anos, com quadro clínico de dor lombar e vômitos persistentes, sem outros sintomas urinários ou do trato gastrointestinal, apresentou como achado incidental à tomografia computadorizada de abdome sem contraste uma formação expansiva cística heterogênea localizada no ligamento hepatogástrico, que apresentava planos de clivagem com estruturas adjacentes ( pâncreas, fígado e estômago), com exames laboratoriais sem alterações específicas, incluindo ausência de elevação de enzimas canaliculares e pancreáticas.

Discussão e diagnóstico

A TC de abdome sem contraste apresentou uma formação cística heterogênea localizada na projeção do ligamento gastrohepático com plano de clivagem com corpo do pâncreas, ausência de dilatação do ducto pancreático principal, com diâmetro superior a 3 cm. Os diagnósticos diferencias incluem neoplasias malignas dessa região.
Prosegue-se a investigação com RM de abdome com contraste que demonstrou formação cística uniloculada heterogênea, com componente queratinizado com foco de hipersinal em T1 FS sem contraste, ausência de realce ao meio de contraste , associado a restrição a difusão, ausência de dilatação do ducto pancreático principal e plano de clivagem com órgãos adjacentes.
Foi indicada ressecção cirúrgica da lesão para definição diagnóstica onde foi demonstrado cisto linfoepitelial do pâncreas.

Conclusões

A literatura médica apresenta poucos relatos, com achados de imagem pouco específicos tornando seu diagnóstico pré-cirúrgico incomum. Este relato de caso visa demonstrar os principais achados de imagem dessa patologia pouco descrita na literatura médica, além de seus diagnósticos diferenciais, que incluem lesões com risco de malignidade, tem por finalidade auxiliar o médico radiologista a indicar controle por métodos de imagem com maior segurança e previnir indicações desnecessária de procedimentos invasivos.

Palavras Chave

cisto linfoepitelial; pâncreas; Ressonância magnética (RM)

Arquivos

Área

Abdominal/ Trato Digestório

Instituições

REAL HOSPITAL PORTUGUES - Pernambuco - Brasil

Autores

JESSICA SHARDELLA ALMEIDA ALVES, JOSÉ FABRICIO MACEDO