Dados do Trabalho


Título

Reconstrução em Deep Learning de Super Resolução: Benefícios da Redução do Contraste em Angiotomografia Cardíaca, Combinando o Poder da Inteligência Artificial.

Introdução e objetivo(s)

Nos dias atuais, o contraste iodado representa o fármaco mais comum ministrado em pacientes. Uma ampla gama de exames radiológicos é beneficiada com as características de opacificação e realce do iodo.
A Tomografia Computadorizada desempenha papel importante no desenvolvimento das atividades clínicas e assistenciais, complementando ou confirmando os achados diagnósticos. Desde o início da utilização deste método, muito se tem avançado em termos de desenvolvimento de hardware e de reconstrução para a redução volume do contraste iodado. Tecnologias que utilizam a inteligência artificial vêm permitindo exames com qualidade cada vez maior e com menor volume de contraste.
O objetivo deste trabalho foi avaliar a imagem cardíaca com o algoritmo de reconstrução em Deep Learning PIQE, utilizando menores volumes do contraste iodado.

Método(s)

Foram realizadas angiotomografias cardíacas em tomógrafo de 320 canais com 640 cortes e o detector PUREViSION Optics (Aquilion ONE PRISM / Edition – Canon, Otawara, Japan). A aquisição cardíaca utilizou os seguintes parâmetros: aquisição volumétrica prospectiva com sincronismo cardíaco através do monitoramento via ECG, com matriz de 512x512, FOV de 200 – 240 mm, espessura de corte de 0,5 mm, rotação do tubo de 0,275 segundos e modulação de dose. Além disso, a energia utilizada foi de 100 KVp e contraste não iônico (370mg/ml), com fluxo de 5 mL/s.

Discussão

O PIQE é um algoritmo de reconstrução de super resolução que fornece extraordinária resolução espacial e redução de ruído, com aquisição necessitando apenas de uma rotação do tubo de raio-x para um diagnóstico seguro de pequenos vasos cardíacos, placas e stents. Sua utilização com menor volume do contraste, melhorou a resolução da imagem quando comparada a reconstrução iterativa.

Conclusões

As propriedades físicas presentes no algoritmo PIQE, como a redução de ruído e a maior resolução de alto contraste, resultaram em ótima opacificação de contraste iodado nos exames avaliados. Essa ótima opacificação e menor volume utilizados contribuíram com as funções fisiológicas dos pacientes, além de resultar em otimização do meio de contraste e menores custos para a instituição.

Palavras Chave

Coronária; Contraste; INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Arquivos

Área

Ensino

Instituições

InCor - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

HENRIQUE JUNIOR CIRINO, JACQUELINE KIOKO NISHIMURA MATSUMOTO, EDUARDO KAISER URURAHY NUNES FONSECA, CESAR HIGA NOMURA