Dados do Trabalho


Título

ABLAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA EM METÁSTASES LINFONODAIS: ACURÁCIA E MENOR INVASIVIDADE

Introdução e objetivo(s)

Entre os tipos mais comuns de cânceres endócrinos, encontra-se o câncer de tireoide. Tradicionalmente, a tireoidectomia e lobectomia são o padrão-ouro para remoção de linfonodos cervicais metastáticos em pacientes com nódulos malignos, levando, muitas vezes, a cicatrizes e limitações funcionais.
A ablação térmica, especialmente por radiofrequência, ganhou espaço vertiginoso na última década, inicialmente no tratamento de nódulos benignos sintomáticos da tireoide, mas também em cânceres selecionados, com excelentes resultados.
Também no campo do tratamento das metástases linfonodais, os grupos pioneiros no mundo, dentre os quais se inclui o Brasil, vêm, cada vez mais, aplicando a técnica ablativa em casos bem selecionados de metástases linfonodais de câncer de tireoide.
O objetivo desse ensaio pictórico é apresentar a importância da técnica de ablação em linfonodos cervicais metastáticos, bem como elencar peculiaridades técnicas do procedimento, demonstrando indicações, vantagens em relação à cirurgia e importantes dados recentes da literatura, ainda reduzida, sobre essa técnica.

Método(s)

Ensaio pictórico conduzido com imagens de nosso serviço e ausência total de identificação dos pacientes.
Foi realizada uma ampla revisão bibliográfica sobre o tema nos principais bancos de pesquisa para dados de rendimento diagnóstico da técnica, epidemiologia, complicações, indicações e sistematização do exame por protocolos internacionais seguidos em nossa Instituição.

Discussão

A ablação por radiofrequência apresentou eficácia semelhante ao padrão-ouro em pacientes candidatos com excelentes resultados no tratamento de linfonodos metastáticos cervicais.
Estudos de follow-up mostram seguem com dados estatisticamente significativos (p<0.01) para redução de volume e redução de tireoglobulina. Complicações gerais são raras (2,4 %), e incluem lesão do nervo laríngeo recorrente, que segue como disfonia mormente reversível, bem como síndrome de Horner, não incapacitante. As complicações raras residem na casa de 0,8%.
Em relação às vantagens significativas da técnica, interrupção de medicação constante, ausência de cicatrizes, preservação do tecido funcional tireoidiano, recuperação e retorno as atividades habituais em tempo rápido sem necessidade de internação longa, uso apenas de anestesia local.

Conclusões

Os resultados consistentes seguidos por ótimo prognóstico colocam a ablação como uma opção eficaz e segura para tratar linfonodos cervicais metastáticos em pacientes candidatos à esta opção terapêutica, especialmente tireoidectomizados com histórico de uma ou mais linfadenectomias cirúrgicas.

Palavras Chave

radiofrequência; Ablação; Linfonodos

Arquivos

Área

Intervenção

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE - São Paulo - Brasil

Autores

GUSTAVO GOUVEIA ROSSINI, VICTOR ARTHUR OHANNESIAN, ERIVELTO MARTINHO VOLPI, ANTONIO RAHAL JUNIOR, RODRIGO GOBBO GARCIA