Dados do Trabalho


Título

Metástase de neuroblastoma mimetizando pioartrite do quadril: Relato de caso

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

O neuroblastoma, principal tumor sólido extracraniano na infância, origina-se de células da crista neural, geralmente na medula adrenal ou gânglios simpáticos. Manifesta-se clinicamente com febre, perda de peso, diarreia, anemia. O quadro clínico está relacionado ao efeito de massa e à liberação adrenérgica, incluindo febre, perda de peso, diarreia, anemia e hipertensão.
Exames radiológicos revelam lesões bem definidas, por vezes encapsulada, com intenso realce ao contraste, associada a hemorragia, necrose ou calcificação. Locais mais comuns de metástases são osso, linfonodos, fígado ou pele.
Este relato aborda um caso raro, em que o quadro clínico e as alterações radiológicas simulavam pioartrite no quadril direito.

História clínica

LFM, masculino, 4 anos. Apresentando dor no quadril direito há 5 dias, febre e claudicação. Exames laboratoriais indicaram leucopenia, anemia e VHS aumentado. A ultrassonografia mostrava derrame articular com sinovite. Favorecendo a hipótese inicial de pioartrite, entretanto não houve melhora clínica com tratamento.
Feita punção do líquido articular mostrando líquido não purulento. A tomografia e a ressonância do quadril direito mostravam lesões osteolíticas, subcorticais, bem delimitadas no acetábulo, cabeça e colo femoral, com realce periférico pelo contraste e alteração difusa do sinal da medular óssea.
Com a piora dos parâmetros hematimétricos, foi realizada um mielograma que indicou infiltração neoplásica não hematopoiética. A tomografia do abdome evidenciou lesão expansiva na adrenal direita. A biópsia da lesão da adrenal e do acetábulo confirmaram o diagnóstico de metástase de neuroblastoma.

Discussão e diagnóstico

O diagnóstico diferencial inicial foi pioartrite, comum na infância, caracterizada por sintomas infecciosos, derrame articular e espessamento sinovial. Ela pode complicar com destruição da cartilagem, erosões ósseas subcondrais e osteomielite. Enquanto que as metástases ósseas podem apresentar uma variedade de características radiológicas, desde lesões bem delimitadas até mal delimitadas, com realce variável ao contraste. A biópsia da adrenal e acetábulo foi crucial para distinguir o neuroblastoma da pioartrite.

Conclusões

É fundamental realizar o diagnóstico precoce do neuroblastoma, permitindo a implementação imediata do tratamento, resultando em uma melhora significativa no prognóstico.

Palavras Chave

Neuroblastoma; metástase óssea; oncologia ortopédica.

Arquivos

Área

Sistema Musculoesquelético

Instituições

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

LETICIA MIDORI IKEDO, LETICIA VICTORAZZO LOUZADA, BRUNO BASÍLIO CARDOSO, RAFAEL YOO, ANDRE MANNATO, FERNANDA TAMI SATO, MARCIO AUGUSTO ISHIDA, LUIZ TADEU ROCHA NEHME