Dados do Trabalho


Título

Neuroinfecções em pacientes HIV – Casos do Sul do Brasil que podem ajudar a orientar o diagnóstico

Introdução e objetivo(s)

Na América Latina, o número de novos casos de infecção pelo HIV aumentou 21% de 2010 a 2019, segundo informações divulgadas pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). De acordo com os dados disponíveis de 2020, o número de novos casos por ano continuou a aumentar, de 100.000 em 2010 para 120.000 em 2019. Trata-se de um vírus neurotrópico que entra no sistema nervoso central (SNC) durante os primeiros dias da infecção e até 60% dos pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) terão manifestações neurológicas.
Dada esta relevância global, é importante conhecer os diagnósticos diferenciais mais comuns e até raros de neuroinfecções em pacientes imunocomprometidos.

Método(s)

O HIV atravessa a barreira hematoencefálica intacta e o vírus foi cultivado no cérebro, nervos e líquido cefalorraquidiano de pacientes em todos os estágios da doença. As complicações neurológicas surgem da própria infecção pelo HIV ou de infecções oportunistas secundárias e neoplasias.
O desenvolvimento de manifestações neurológicas depende desta variedade de fatores, incluindo a terapia com medicamentos antirretrovirais e o grau de imunossupressão.

Discussão

Demonstramos uma ampla gama de doenças de neuroinfecção em pacientes com HIV em um hospital no sul do Brasil, a fim de ajudar os radiologistas e neurologistas a estreitar o diagnóstico diferencial e conhecer achados típicos em cada condição, tais como: . toxoplasmose, leucoencefalopatia multifocal progressiva, criptococose, tuberculose, nocardiose e infecções por paracoccidioidomicose, encefalite por HIV, vasculopatia por HIV e outras patologias.

Conclusões

As manifestações clínicas são inespecíficas e dependem do tipo e localização das lesões. Como o diagnóstico destas entidades é frequentemente feito com métodos não invasivos, os estudos de imagem, especialmente a ressonância magnética, são ferramentas muito úteis para o diagnóstico.

Palavras Chave

Neuroinfecção; SNC; HIV

Arquivos

Área

Neurorradiologia

Instituições

Grupo Hospitalar Conceição - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LUIZ FELIPE PERES GIESTA, KELLY RIBEIRO NEVES, THAIS DE ASSIS SOARES, THIAGO VIECILI AZAMBUJA, ANDRE JAEGER DE BELLI