Dados do Trabalho


Título

TUMORES DESMOIDES: DA CABEÇA AOS PÉS

Introdução e objetivo(s)

Os tumores desmoides (TD) constituem um grupo heterogêneo de neoplasias fibroblásticas raras benignas, com comportamento localmente agressivo. Este trabalho tem como objetivo ilustrar o espectro de manifestações dos TD, pontuando suas características mais importantes de acordo com os possíveis sítios de implantação, da cabeça aos pés, e o método de imagem utilizado, tendo em vista que permitem não só sugerir o diagnóstico, mas também a avaliação de ressecabilidade e do potencial de agressividade, a investigação de recidiva e o acompanhamento das lesões mais indolentes.

Método(s)

Seleção de imagens de casos ilustrativos do acervo institucional de pacientes com TD em diversos locais anatômicos, com enfoque nas características chave das lesões nas imagens adquiridas por tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM).

Discussão

TC e RM são os métodos de escolha para avaliação dos TD e planejamento cirúrgico. A TC é preferível nos tumores abdominais, demonstrando lesões com margens circunscritas (excetuando-se os tumores mesentéricos, que podem ser infiltrativos), atenuação heterogênea e variável, com áreas hipo e hiperatenuantes representando os componentes mixóide e colagênico, respectivamente; e realce que varia de leve a moderado. A RM é o método de escolha nos TD extra-abdominais e de parede abdominal, que se apresentam com margens infiltrativas e intensidade de sinal em T2 variando do iso ao hiperintenso em relação à musculatura, de maneira proporcional, assim como o realce com o gadolínio, à velocidade de crescimento do tumor. Os TD tendem, ainda, a coeficientes de difusão aparente mais altos em relação aos sarcomas de partes moles.

Conclusões

A familiarização com os padrões de apresentação dos TD é uma competência específica, mas permite ao radiologista contribuir de maneira determinante na conduta dos pacientes acometidos, auxiliando na decisão de intervenção e na escolha do método mais adequado para o seguimento de acordo com o sítio e comportamento evolutivo destes tumores, aumentando assim as chance de desfechos favoráveis.

Palavras Chave

tumor partes moles; tumor desmoide; fibromatose agressiva

Arquivos

Área

Cabeça e Pescoço

Instituições

Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

ALCIVAN BATISTA DE MORAIS FILHO, MARCOS VINICIUS BROGIN, LUIS FILIPE NAGATA GASPARINI, DIOGO GUILHERME LEÃO EDELMUTH, CINTHIA DENISE ORTEGA, RODRIGO WATANABE MURAKOSHI, ELOISA MARIA MELLO SANTIAGO GEBRIM, REGINA LÚCIA ELIA GOMES