Dados do Trabalho


Título

TERATOMA TORCIDO INTRAHOSPITALAR: ALTERAÇÕES DA LATERALIDADE NA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA. RELATO DE CASO

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Este trabalho tem o objetivo de relatar a mudança de lateralidade de um teratoma, identificado por exames tomográficos, permitindo o diagnóstico de torção ovariana intra-hospitalar.

História clínica

Paciente, sexo feminino, 22 anos, com entrada no serviço de emergência por relato de dor abdominal em hipocôndrio esquerdo, com início há 2 dias, sem alterações ao exame físico.
Foi realizada uma Tomografia computadorizada de abdome e pelve, sem contraste, que demonstrou formação expansiva de densidade heterogênea, com áreas de densidade cística, partes moles, gordura e calcificações de permeio, com extensão da região anexial esquerda ao flanco ipsilateral, podendo representar teratoma ovariano.
Foi evidenciado também, uma segunda formação heterogênea, com as mesmas características de densidade descritas acima, de menor dimensão, localizada na região anexial direita.
A paciente evoluiu com piora importante da dor abdominal, com defesa a palpação do abdome ao exame físico.
Foi realizada uma nova TC, após cerca de 24 horas da admissão, a qual identificou que a lesão que no primeiro exame estava localizada no flanco/ região anexial esquerda, agora estava situada contralateralmente, sugerindo torção ovariana.

Discussão e diagnóstico

A torção ovariana é uma das causas mais comuns de dor abdominal de origem anexial e o teratoma cístico maduro é o mais frequentemente envolvido.
Os achados tomográficos que podem estar presentes nessa condição são: massa anexial e útero desviado para o lado torcido, ovário aumentado e deslocado de seu posicionamento regular, na fossa ovariana.
Um achado incomum é a torção do ovário localizado na região anexial contralateral, que pode ser observada em imagens sequenciais adquiridas antes e após o episódio de torção.

Conclusões

A Tomografia Computadorizada é um dos recursos de imagem que podem auxiliar o diagnóstico de torção ovariana.
A mudança de lateralidade do anexo torcido na TC, é um sinal que sugere torção ovariana, mas sua documentação radiológica é incomum.

Palavras Chave

Torção ovariana; Teratoma ovariano; Tomografia Computadorizada

Arquivos

Área

Imagem da Mulher

Instituições

Hospital Federal Cardoso Fontes - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

MARIA CAROLINA DE SOUZA, MARIANNY CRISTINA ALVES DE SOUZA, ALINE NEVES GOES, ANNA CHRISTIANY BRANDAO NASCIMENTO, ALEXANDRE VELASCO DOS SANTOS, RODRIGO DE CASTRO BERSOT BARBOSA, FÁVIA TENÓRIO DE CARVALHO NORO