Dados do Trabalho


Título

Hematoma retrofaríngeo em paciente em uso de anticoagulante oral.

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Relatar um caso raro de hematoma retrofaríngeo com compressão das estruturas cervicais em paciente em uso de anticoagulante oral, enfatizando a apresentação clínica e os aspectos de imagem que auxiliam para a suspeição do diagnóstico.

História clínica

Paciente, sexo masculino, 42 anos, em uso crônico de varfarina sódica por histórico de trombose venosa profunda de repetição, apresentou história de trauma cervical devido à queda de escada, evoluindo com hematoma em trígono cervical antero-lateral esquerdo e queixa de disfagia. A angiotomografia arterial cervical evidenciou extenso hematoma retrofaríngeo com sinais de extravasamento ativo do meio de contraste endovenoso, medindo cerca de 20,0 x 6,7 x 3,0 cm, com extensão para o mediastino superior e determinando deslocamento das estruturas do espaço visceral anteriormente, além de hematoma em topografia do músculo esternocleidomastoideo esquerdo, medindo cerca de 5,8 x 3,6 x 1,8 cm, com sinais de extravasamento ativo do meio de contraste. Realizou-se angiografia por cateterismo de troncos supra-aórticos e cerebral, sem sinais de pseudoaneurismas ou dissecções. Paciente evoluiu com melhora do quadro e remissão progressiva do hematoma, recebendo alta hospitalar após 7 dias do diagnóstico.

Discussão e diagnóstico

O hematoma retrofaríngeo é uma entidade rara que pode causar obstrução rápida das vias aéreas. As etiologias do hematoma retrofaríngeo incluem infecção, tumor, alterações da coagulação, traumas da coluna cervical ou de grandes vasos e lesão por corpo estranho. Classicamente apresenta-se com a tríade clínica de compressão traqueal e esofágica manifestando-se com disfagia, odinofagia ou dispnéia; deslocamento anterior da traquéia na radiografia cervical lateral; e subseqüente aparecimento de hematoma subcutâneo na região anterior do pescoço e tórax superior. A tomografia computadorizada é a principal modalidade utilizada no diagnóstico do hematoma retrofaríngeo, visto que os pacientes geralmente se apresentam de forma aguda e necessitam de avaliação e tratamento urgentes no pronto-socorro.

Conclusões

Reconhecer os aspectos radiológicos bem como o diagnóstico precoce do hematoma retrofaríngeo e de suas complicações são de suma importância na prática médica do radiologista, por ser uma entidade grave e potencialmente fatal.

Palavras Chave

hematoma; anticoagulante; RETROFARÍNGEO

Arquivos

Área

Cabeça e Pescoço

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Alagoas - Brasil

Autores

ANA CAROLINA GRACINDO BRITO, AMANDA GUEDES TENORIO, BRUNNA CORREIA OLIVEIRA SANTOS, LUCAS TAVARES CRUZ DE ALBUQUERQUE, NAYARA MARIA DE ALBUQUERQUE RICARDO, TAISA BARROS DA ROCHA GUEDES, MILENA LOUREIRO DE MELO