Dados do Trabalho


Título

Orbitando a órbita por meio de imagens: descobrindo a complexa anatomia orbital e as complexidades das doenças

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Ilustrar a anatomia orbital e as relações anatômicas mais críticas.
Demonstrar os principais achados de imagem das alterações orbitais de acordo com a anatomia de cada espaço.
Exibir a complexa anatomia orbital e a relação entre as estruturas, interpretando adequadamente os achados de imagem e proporcionando o melhor atendimento ao paciente.

Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)

1.Anatomia óssea. 2.Métodos de imagem, protocolos e armadilhas. 3.O septo orbital que separa a extensão anterior e posterior da órbita. 4.Globo ocular. 5.Nervo/bainha óptica. 6.Músculos extrínsecos do olho e cone orbital. 7.Espaços intra e extraconais. 8.Aparelho nasolacrimal. 9.Doenças de cada compartimento. 10.Perspectiva clínica e cirúrgica. 11.Mensagens para levar para casa.

Discussão

A proficiência em anatomia orbital é de suma importância para compreender as maneiras pelas quais as condições primárias, sejam elas de natureza neoplásica, inflamatória ou traumática, podem influenciar o prognóstico de pacientes individuais.

Conclusões

A familiaridade com as estruturas anatômicas mais críticas e sua importância na documentação do relatório, caso sejam afetadas, desempenha um papel fundamental na determinação do manejo clínico adequado e no monitoramento contínuo de cada caso.

Palavras Chave

Órbita. Anatomia. Cabeça e pescoço. MRI. CT

Arquivos

Área

Cabeça e Pescoço

Instituições

Americas Medical City - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LAURA GUADALUPE MAGALHAES, PEDRO NEVES PAIVA CASTRO, ANNA PATRICIA FREITAS LINHARES RIELLO, ANA LUIZA BASILIO FRANCA, BRUNA EIRAS GHERARDI