Dados do Trabalho


Título

SARCOMA SINOVIAL METASTÁTICO PARA A MAMA: UM RELATO DE CASO

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

O sarcoma sinovial monofásico é uma forma rara de câncer, tipicamente localizado nos tecidos moles em torno das articulações. Sua ocorrência metastática para a mama é extremamente rara, com poucos casos documentados. Este relato tem como objetivo descrever os principais achados desse caso singular.

História clínica

Mulher de 20 anos, diagnosticada com sarcoma sinovial monofásico no cotovelo direito, em acompanhamento há 9 anos, evolui com nódulo palpável na mama direita, de crescimento progressivo nos últimos 30 dias, sem alterações na pele ou descarga papilar espontânea. Realizada ultrassonografia diagnóstica, sendo caracterizado na junção dos quadrantes medias, à esquerda, nódulo sólido, hipoecogênico, oval, circunscrito, medindo 0,5 x 0,3 cm, e, à direita, na junção dos quadrantes laterais, nódulo sólido-cístico, predominantemente hipoecogênico, oval, circunscrito, medindo 5,6 x 5,2 x 5,1 cm, sendo este submetido a biópsia com agulha grossa, resultando no diagnóstico de metástase mamária de sarcoma sinovial monofásico primário de cotovelo.

Discussão e diagnóstico

Os sarcomas mamários são neoplasias raras da mama, especialmente quando em forma de metástase de outro tumor primário incomum, como o sarcoma sinovial. O diagnóstico é feito histologicamente com biópsia percutânea, com estadiamento pelos métodos de imagem. A ressonância magnética de metástase mamária de sarcoma sinovial revela, geralmente, uma massa bem definida com realce heterogêneo. Os sinais podem ser iso a hipointensos em imagens ponderadas em T1, e hiperintensos em imagens em T2, com possível edema e invasão de tecidos adjacentes. Existem duas variações histológicas nos sarcomas sinoviais: monofásica, como no caso da paciente, sendo caracterizada por morfologia uniforme de células fusiformes de aspecto monótono, e bifásica, com células epiteliais revestindo espaços semelhantes a glândulas. O sarcoma sinovial demonstra uma resposta moderada à quimioterapia contendo antraciclinas. O protocolo de tratamento abrange uma extensa ressecção cirúrgica e radioterapia. Aproximadamente metade dos casos apresentam metástases já detectadas no momento do diagnóstico, com taxa de sobrevida em torno de 5 anos.

Conclusões

Embora rara, a metástase mamária de sarcoma sinovial requer uma abordagem multidisciplinar para diagnóstico e tratamento. Procedimentos diagnósticos, como exames de imagem e estudo tecidual são cruciais para confirmar a presença de sarcoma sinovial e determinar suas características.

Palavras Chave

mama; Metástase; Sarcoma

Arquivos

Área

Mama

Instituições

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

NARRIMAN PATÚ HAZIME, RAISSA BRANDÃO DE SÁ ALMEIDA, GUSTAVO MACHADO BADAN, CAMILA DE LIMA ACRAS, MARINA FERREIRA ROSA DE VILHENA