Dados do Trabalho


Título

Desenvolvimento de um Modelo de Inteligência Artificial para Detecção de Artefatos Metálicos em Tomografias Computadorizadas de Cabeça

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

A detecção e classificação de artefatos metálicos em imagens de tomografia computadorizada (TC) é crucial na área de medicina diagnóstica. Esses artefatos, que resultam em distorções nas imagens causadas por próteses metálicas, objetos cirúrgicos ou implantes, não apenas comprometem a precisão dos diagnósticos clínicos, mas também representam desafios para o desempenho de modelos de inteligência artificial (IA) projetados para apoio diagnóstico. O presente trabalho visa desenvolver e implementar um modelo de AI capaz de identificar e classificar com precisão a presença de artefatos metálicos em imagens de TC. Essa automatização aprimora a interpretação de imagens de TC e garante a confiabilidade de outros sistemas de suporte ao diagnóstico baseados em IA resultando em diagnósticos e tratamentos mais eficazes.

Material(is) e método(s)

Analisamos imagens de TC de crânio de três fontes: CQ500, Kaggle e instituição XXX, totalizando 16875 séries, das quais 8556 possuem artefatos metálicos. Tanto o Kaggle quanto o CQ500 possuem dados disponíveis de forma pública e on-line. Os dados públicos foram usados durante o treinamento dos modelos enquanto o dado institucional foi dividido para ser utilizado nas etapas de treino e validação.
Após o pré-processamento, escolhemos as arquiteturas EfficientNet, ResNet e DenseNet pela sua eficiência e precisão documentadas na literatura em imagens médicas. Os modelos foram treinados com 80% dos dados e validados com 20%, utilizando acurácia, precisão e F1-score, e contaram com a validação visual de neuroradiologistas.

Resultados e discussão

A análise exploratória permitiu a criação de um banco de dados equilibrado entre classes e atributos dos sujeitos.
O modelo EfficientNetB2 apresentou os melhores resultados, com precisão de 0.89, recall 0.9 e F1-Score de 0.93.

Conclusões

Futuramente, planejamos a implementação de arquiteturas baseadas em Vision Transformers 3D para capturar informações espaciais globais. Ademais, como o volume de dados 3D possui alta demanda computacional, usamos subvolumes das imagens para treinamento, tornando o processo mais gerenciável.

Palavras Chave

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL; artefatos metálicos; Tomografia Computadoriza

Arquivos

Área

Neurorradiologia

Instituições

SOCIEDADE BENEF ISRAELITABRAS HOSPITAL ALBERT EINSTEIN - São Paulo - Brasil

Autores

JOÃO VITOR SOUZA DE ALCANTARA, GABRIEL MONTEIRO FERRACIOLI, BRUNA GARBES GONÇALVES PINTO, PEDRO VINICIUS ALVES SILVA, TAYRAN MILA MENDES OLEGARIO, ARTUR JOSÉ MARQUES PAULO, KLAUS SCHUMACHER, HENRIQUE MIN HO LIN, RAFAEL MAFFEI LOUREIRO, JOSELISA PERES DE QUEIROZ DE PAIVA, LETÍCIA RITTNER