Dados do Trabalho


Título

FENÔMENO “STREAMLINE”: COMO O PADRÃO DE FLUXO SANGUÍNEO INTERFERE NO GRADIENTE DA ESTEATOSE HEPÁTICA?

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Avaliar a presença de um padrão de gradiente em pacientes com esteatose hepática difusa por meio de tomografia sem contraste, verificando se há diferença estatística significativa entre as densidades do lobo direito e esquerdo do fígado, tomando como base o fenômeno de Streamline como fator contribuinte.

Material(is) e método(s)

Realizou-se um estudo transversal retrospectivo, utilizando tomografias do abdome sem contraste de pacientes com esteatose hepática do arquivo digital (PACS) de um hospital privado. Foram incluídos pacientes com densidade média do lobo direito ≤ 40 HU e/ou diferença baço-fígado > 10 HU. A mensuração da densidade em unidades Hounsfield (HU) foi conduzida com um ROI de 3 cm² nos segmentos hepáticos II, IVa, VII e VIII. O teste t de Student foi empregado para comparar as densidades médias dos lobos direito e esquerdo. O nível de significância estatística considerado para o teste t foi de p <0,05.

Resultados e discussão

Foram analisadas 267 tomografias do abdome sem contraste. As densidades médias encontradas foram: lobo direito (25,1 HU), lobo esquerdo (29,45 HU) e baço (41,29 HU). O valor de t foi 4,57 e o p-valor foi menor que 0,05 (0,0000061), inferindo diferença estatisticamente significativa entre as densidades médias dos lobos hepáticos.
A concepção do padrão da distribuição da esteatose hepática como consequência do fenômeno "streamline” é relativamente nova na literatura. Hata et al. e Ambrosetti et al. demonstraram um número significativamente maior de metástases de tumores gastrointestinais no lobo direito, apoiando este fenômeno como influência na predileção lobar. e êmbolos sépticos dependendo da origem no sistema gastrointestinal.

Conclusões

Os achados respaldam a hipótese de heterogeneidade na distribuição de gordura entre os lobos hepáticos em pacientes com esteatose hepática. A análise demonstrou uma tendência consistente na diferença de densidades do lobo hepático direito e esquerdo, possivelmente relacionada ao padrão de fluxo bilaminar portal.

Palavras Chave

ESTEATOSE; CT; FIGADO

Arquivos

Área

Abdominal/ Trato Digestório

Instituições

Hospital Sao Domingos - Maranhão - Brasil

Autores

PAULO AFONSO DE OLIVEIRA FALCAO NETO, THIAGO PAIVA DE SOUSA, MARCELO ZAQUEL BRINGEL MARTINS, VINICIUS CARDOSO SERRA, KAMILA LUNKES MOCHIZUKI SCHIAVINI, EDUARDO MEDEIROS DE ARAUJO