Dados do Trabalho


Título

Avaliação da mama pediátrica - o que podemos encontrar?

Introdução e objetivo(s)

As alterações mamárias na faixa pediátrica são majoritariamente benignas e incluem variações anatômicas, distúrbios de desenvolvimento, infecções e nódulos/massas. Neoplasias malignas são raras e devem ser adequadamente excluídas. A ultrassonografia é a modalidade de escolha nessa população: apresenta maior sensibilidade na avaliação de mamas densas, baixo custo e fácil acesso, além de não envolver radiação ionizante ou anestesia. O objetivo deste ensaio é elucidar a técnica de exame e ilustrar os achados mamários pediátricos de um hospital quaternário público.

Método(s)

Imagens selecionadas do arquivo da Radiologia serão utilizadas para exemplificar as particularidades do exame pediátrico e os diversos achados mamários. Garantir um ambiente acolhedor aumenta a colaboração do paciente pediátrico e abrange, dentre outras medidas simples, evitar a hipotermia, com exposição torácica controlada e o uso de gel aquecido. A ultrassonografia mamária é realizada com transdutor linear de alta frequência (10-18Hz), em decúbito dorsal, incluindo-se a avaliação axilar bilateral. Cada mama é examinada sistematicamente, com varredura no sentido radial-antirradial. O modo Doppler colorido auxilia na avaliação dos achados, que devem ser documentados em dois planos ortogonais.

Discussão

Alterações mamárias pré-puberais e peripuberais podem decorrer do processo fisiológico de desenvolvimento e são diagnosticadas clinicamente, tais como a assimetria dos botões mamários. As alterações pós-puberais incluem ectasia ductal, cistos e infecção. Neoplasias mamárias são predominantemente benignas na população pediátrica, sendo o fibroadenoma o tumor mais comum. As raras neoplasias malignas incluem tumor filoide, metástase, neoplasias hematológicas, carcinoma ductal e rabdomiossarcoma. Apesar da baixa incidência de doenças malignas, o estresse e preocupação dos pais levam a uma demanda considerável de consultas médicas e exames de imagem. A ultrassonografia é o principal exame na avaliação da mama pediátrica; outros métodos podem ser utilizados de acordo com a suspeita clínica e o planejamento terapêutico.

Conclusões

Queixas mamárias pediátricas são relativamente comuns na rotina do radiologista geral e pediátrico. Conhecer a técnica do exame ultrassonográfico e as características de imagem das principais alterações fisiológicas e patológicas evita biópsias desnecessárias, oferece um método seguro de acompanhamento e garante que alterações suspeitas sejam adequadamente encaminhadas para acompanhamento especializado.

Palavras Chave

Mama pediátrica; Ultrassonografia

Arquivos

Área

Pediatria

Instituições

Hospital das Clínicas - USP Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

LEANDRO DIAS ALMEIDA, LARISSA ANDRADE DEFENDI, MARIANA RODRIGUES, JULIO CESAR NATHER JUNIOR, JOSÉ GALDINO SOUZA SANTANA, TATIANE MENDES GONÇALVES OLIVEIRA, JORGE ELIAS JUNIOR