Dados do Trabalho


Título

Corpos estranhos comumente encontrados na prática diária em hospital terciário: ensaio iconográfico

Introdução e objetivo(s)

Corpos estranhos (CE) são objetos originados fora do corpo, que podem ser ingeridos ou inseridos de forma voluntária ou não, e, apesar de ocorrerem mais frequentemente na população pediátrica, também têm epidemiologia importante nos adultos, principalmente em populações negligenciadas. Devido à dificuldade de obtenção de informações, os métodos de imagem têm papel fundamental no diagnóstico etiológico e topográfico, uma vez que certos materiais podem exigir remoção imediata, e de complicações. Este ensaio pictórico objetiva investigar casos de CE intra e extra luminais abdominais mais comuns na rotina do médico radiologista em um hospital terciário, descrever os aspectos que devem ser levados em consideração na análise de imagem e, sugerir abordagens investigativas na vigência de tal suspeita.

Método(s)

Estudo realizado através de levantamento de dados em prontuário eletrônico e sistema de armazenamento de imagens de setor de Radiologia e Diagnóstico por Imagem de Hospital Universitário, e selecionados casos com a suspeita de CE na cavidade abdominal. Seguiu-se revisão crítica da literatura mais recente em periódicos de Radiologia, e eleitos 24 artigos entre os anos 1990 a 2022, e seleção de imagens compatíveis com o tópico para ilustração didática dos principais pontos temáticos.

Discussão

Os CE podem ser intra luminais, por ingestão ou inserção, ou extra luminais, com protocolos específicos para cada situação. Radiografias padrão para abdome agudo normalmente são o primeiro método utilizado e, se não for identificado CE, ou no risco e suspeita de complicações, a investigação prossegue com ultrassonografia (US) ou tomografia computadorizada (TC), a depender do material de composição. Vidro e plástico geralmente não são identificados em radiografias, por isso a TC é o método padrão ouro, enquanto que materiais metálicos são vistos com clareza em radiografias, assim como ossos de animais. Nesses casos, TC é reservada na suspeita de perfuração ou coleções infecciosas fora de alças.

Conclusões

CE são problemas comuns na prática médica de um hospital terciário, e apesar de rotineiramente não haver complicações, merecem atenção. Técnicas de imagem são fundamentais no diagnóstico e manejo dos casos, e é indispensável considerar as indicações e limitações de cada método na investigação.

Palavras Chave

corpos estranhos; itens cirúrgicos retidos.

Arquivos

Área

Abdominal/ Trato Digestório

Instituições

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil

Autores

RAFAEL PIMENTA CAMILO, TAMIRES HORTÊNCIO ALVARENGA, FELIPE ALVES NAZÁRIO, LUIS RONAN MARQUEZ FERREIRA DE SOUZA