Dados do Trabalho


Título

USG 3D para avaliação da pelve feminina

Introdução e objetivo(s)

O objetivo do estudo é demonstrar, através de casos clínicos e discussões sobre o papel da ultrassonografia tridimensional na avaliação clínica de patologias ginecológicas.

Método(s)

Reunimos casos clínicos com imagens de ultrassonografias tridimensionais, por vezes relacionadas a outros métodos de imagem, como ressonância magnética, bem como uma revisão da literatura, demonstrando as aplicabilidades do UT3D.

Discussão

A ultrassonografia tridimensional tem desempenhado um papel cada vez mais importante na avaliação pélvica. Ela complementa os métodos axiais, uma vez que não se limita aos planos longitudinais e transversais, fornecendo uma visão coronal do útero e estruturas do assoalho pélvico, algo indisponível na ultrassonografia 2D.
Por fornecer outra visão uterina, é capaz de avaliar seu contorno externo e cavidades. Tais características são essenciais para um melhor diagnóstico e acompanhamento de suas patologias, tais como: malformações mullerianas, adenomiose, leiomiomas, pólipos e sinéquias. Além disso, demonstramos também como esta ferramenta pode nos auxiliar na avaliação dos dispositivos intrauterinos e do assoalho pélvico.

Conclusões

A ultrassonografia transvinal 3D é uma ferramenta que expande as capacidades de diagnóstico da ultrassonografia transvaginal convencional. Apesar de não ser uma tecnologia amplamente disponível, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, de forma que seus recursos devem ser conhecidos pelos radiologistas e ultrassonografista, a fim de proporcionar diagnósticos mais acurados e precoces para nossas pacientes.

Palavras Chave

Ultrassom; pelve feminina; 3D;

Arquivos

Área

Imagem da Mulher

Instituições

Hospital Beneficência Portuguesa - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIELA CAETANO VILELA LAUAR, CAMILA CAETANO VILELA LAUAR, GIOVANNA ANDREANI , CINTHIA CALLEGARI BARBISAN, CAROLINA TRAVASSOS FUSCO, ANA CAROLINA GAETAN AFONSO, MARCELA CAETANO VILELA LAUAR