Dados do Trabalho


Título

Nem Toda Ectasia Ductal é Maligna: Espectro de Lesões Ductais

Introdução e objetivo(s)

A ectasia ductal é geralmente uma condição benigna e um achado assintomático nos exames de rotina. Quando sintomática, pode apresentar sintomas não específicos da mama. Os objetivos dessa apresentação serão revisar a aparência da anatomia ductal normal. Ilustrar achados de imagem de ectasias ductais utilizando diferentes técnicas, incluindo mamografia, ultrassonografia (US) e ressonância magnética, fornecendo imagens clínicas e correlação histopatológica. Discutir o manejo adequado dessas lesões. Revisar casos de diagnósticos mamários ductais benignos do nosso instituto, sem malignidade.

Método(s)

Mamografia, ultrassom e ressonância magnética, providenciando achados de imagem na avaliação das ectasias ductais. Discutir o papel na core biópsia guiada por ultrassom e na biópsia a vácuo em diagnósticos de lesões ductais.
Este é um estudo retrospectivo com alguns pacientes recuperados de nosso banco de dados, destacando-se diversos diagnósticos e sua correlação anatomopatológica.

Discussão

A ectasia ductal sem um nódulo é uma condição comumente benigna, especialmente uma alteração fibrocística. Caracterizado histologicamente por dilatação ductal, inflamação periductal e fibrose. Há uma associação conhecida da ectasia ductal e o cigarro. Ultrassom (USG) é o método de escolha para avaliação de doença ductal. No USG, os ductos normais tipicamente não são visíveis. Se visíveis, eles aparecem como uma estrutura tubular anecoica ou hipoecóica.
Se houver uma ectasia ductal com espessamento da parede ductal e hipoecogenicidade associada do tecido mamário circundante, a possibilidade de uma malignidade, como carcinoma in situ, deve ser considerada e deve ser prosseguida a investigação através de biópsia.

Conclusões

A avaliação por imagem do sistema ductal geralmente envolve uma combinação de mamografia, US e ressonância magnética. Um ducto dilatado solitário é suspeito de malignidade e a biópsia deve ser considerada. Se houver ectasia ductal periférica mal definida com componente sólido associado, a possibilidade de malignidade deve ser considerada. Os métodos de biópsia percutânea são úteis no diagnóstico e tratamento dos achados ductais.

Palavras Chave

mama; Ultrassom; Carcinoma ductal in situ

Arquivos

Área

Mama

Instituições

Hospital Sírio Libanês - São Paulo - Brasil

Autores

RAISSA SOARES, PATRICIA TEIXEIRA, LARISSA MOYSES, VERA FERREIRA, VIVIAN NAKAMURA, LIGIA YAMASHITA, MARIA LUDWIG, CAROLINA SACCARELLI, DANIELA GIANNOTTI