Dados do Trabalho


Título

Um caso de melanoma metastático isolado para o pâncreas

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Relatar o caso de um paciente que procurou o atendimento de emergência por dor abdominal. Com a suspeita de pancreatite aguda, foi solicitada uma tomografia computadorizada, sendo evidenciada uma lesão metastática de um melanoma prévio.

História clínica

Um homem de 76 anos, diabético e HIV positivo, apresentou há 15 dias dor epigástrica leve e náusea, sem ingestão excessiva de álcool. Ausência de massas abdominais, linfadenopatia ou lesões cutâneas anormais. História de melanoma maligno cutâneo nodular tratado há três anos. A tomografia computadorizada (TC) mostrou lesão nodular medindo 4 cm na cabeça do pâncreas, associada à dilatação do ducto pancreático e densificação da gordura adjacente. A ressonância magnética mostrou nódulo hipointenso em T2 e hiperintenso em T1, com realce pelo meio de contraste e restrição à difusão. Uma TC do tórax e do crânio foram realizadas para excluir a possibilidade de doença em outro local. Ambas foram normais. A biópsia transabdominal do pâncreas assistida por ultrassonografia revelou metástase isolada de melanoma maligno. Na ocasião, foi optado tratamento conservador e infelizmente o paciente não foi mais acompanhado em nosso hospital.

Discussão e diagnóstico

O melanoma metastático isolado para o pâncreas é raro. Geralmente, o envolvimento pancreático está associado a doença metastática generalizada. Os fatores prognósticos que determinam a sobrevida de pacientes com metástases pancreáticas são indeterminados. O intervalo entre o melanoma maligno primário e a metástase pancreática varia de 2,6 a 22 anos, e a sobrevida em longo prazo desde o tratamento até o último acompanhamento seria de 3 a 264 meses.
Os exames complementares de imagem auxiliam no manejo dos casos, com achados que permitem a identificação de diagnósticos diferenciais. Inicialmente considerada uma pancreatite aguda simples, foi observada associação com melanoma metastático para o pâncreas.

Conclusões

Metástases pancreáticas isoladas de melanoma são raras e os fatores prognósticos que determinam a sobrevida de pacientes com metástases pancreáticas são indeterminados. Apresentamos um caso de metástases pancreáticas isoladas de melanoma como achado incidental resultante de suspeita de pancreatite aguda. A história pregressa de melanoma foi importante para orientar a investigação e manejo do caso.

Palavras Chave

melanoma; pâncreas

Arquivos

Área

Abdominal/ Trato Digestório

Instituições

Hospital Itaipu - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

WEYDLER CAMPOS HOTTZ CORBICEIRO, ALESSANDRO SEVERO ALVES DE MELO, NATHALIA SEVERO MOREIRA DE MELO, SAUL ORLANDO CAMACHO CORREA, CARLOS EDUARDO LASSANCE CABRAL