Dados do Trabalho


Título

Candy Cane: uma síndrome subnotificada.

Introdução e objetivo(s)

A síndrome de “Candy Cane” é uma complicação subdiagnosticada das gastrojejunoanastomoses e esofagojejunoanastomoses que pode ocorrer quando o comprimento da alça aferente cega é excessiva (variando de 4 a 22 cm). Quando isso ocorre, o coto jejunal cego é a via preferencial de drenagem do esôfago e atua como uma pseudobolsa, distendendo-se e causando sintomas intensos como dor abdominal, náuseas, vômitos e refluxo esofágico, que só aliviam após seu esvaziamento.
Essa síndrome impacta a qualidade de vida do paciente e é de difícil controle, sendo necessário, na maioria dos casos, uma reabordagem cirúrgica para encurtar o coto jejunal excessivo.

Método(s)

Através de casos do nosso serviço e revisão da literatura, abordaremos e demostraremos os principais achados de imagem na fluoroscopia dinâmica para diagnóstico desta síndrome.

Discussão

Abordaremos na nossa apresentação a técnica cirúrgica correta com coto jejunal cego (com comprimento menor de 4 cm) contrapondo a técnica com o coto jejunal cego em comprimento excessivo (variando de 4 a 22 cm). Além disso, serão abordados a epidemiologia, a patogenia, o quadro clínico, diagnóstico e o tratamento: dor abdominal, náuseas, vômitos e refluxo esofágico que ocorrem com a dilatação do coto jejunal cego e a retenção do meio de contraste nele, os sintomas cessam quando há esvaziamento deste coto jejunal. O diagnóstico de certeza é pela fluoroscopia dinâmica e o tratamento é a reabordagem cirúrgica para redução do coto jejunal.
Por meio de casos clínicos registrados pelo método de fluoroscopia dinâmica serão descritos a anatomia e os principais achados dessa síndrome, assim como como identifica-los de forma ilustrada e didática, sendo eles de suma importância na prática do médico radiologista.

Conclusões

A síndrome de “Candy Cane” é limitante e com tratamento curativo, que tem uma prevalência significativa mas é subdiagnosticada. O radiologista precisa saber reconhecer os achados para um diagnóstico correto, que impacta na conduta do médico assistente e na qualidade de vida do paciente.

Palavras Chave

fluoroscopia dinâmica; Candy Cane; Achados radiológicos

Arquivos

Área

Abdominal/ Trato Digestório

Instituições

Hospital Sírio-Libanês - São Paulo - Brasil

Autores

DEBORA MAYUMI TAKAMUNE, RODDIE MORAES NETO, YURI ZAGO SOUSA SANTANA DE PAULA, DÁRIO NASCIMENTO FERREIRA ALVES, UBENICIO SILVEIRA DIAS JUNIOR, THIAGO DIEB RISTUM VIEIRA, OSVALDO DE DOMENICIS JUNIOR, PENG YOUNG SHENG, MARCOS ANTONIO COSTACURTA