Dados do Trabalho


Título

Doenças com acometimento torácico e geniturinário: uma revisão para o radiologista geral

Introdução e objetivo(s)

Diversas patologias podem acometer órgãos torácicos e do sistema geniturinário. Síndromes como Birt-Hogg-Dubé e esclerose tuberosa, com alterações pulmonares características, podem predispor a ocorrência de lesões renais, incluindo carcinomas.

Doenças granulomatosas como tuberculose possuem formas pulmonares primárias, porém também podem envolver órgãos geniturinários, incluindo rins, adrenais, vesículas seminais e testículos.

Do mesmo modo, diversas neoplasias pulmonares podem apresentar metástases para o sistema geniturinário, com acometimento de adrenais, por exemplo. Os pulmões também são sítio frequente de metástases renais, dentre outras.

Assim, o radiologista geral que lauda exames de tórax e abdome pode se deparar com entidades que acometem ambos os sistemas, e saber reconhecê-las é fundamental para chegar ao diagnóstico correto e indicar exames complementares, se necessário.

O objetivo desse ensaio pictórico é revisar as principais patologias com acometimento torácico e geniturinário, familiarizando o radiologista geral que pode encontrá-las no dia a dia.

Método(s)

Foi realizada uma revisão na literatura orientada por radiologistas especializados em imagem torácica e geniturinária de nossa instituição.

Identificamos as principais patologias com acometimento torácico e geniturinário e as ilustramos com exemplos das duas instituições participantes.

Cada seleção de casos acompanha uma descrição sucinta sobre a patologia em questão, com as informações mais relevantes para o radiologista geral.

Discussão

Diversas patologias apresentam acometimento de órgãos do sistema torácico e pulmonar, incluindo síndromes genéticas, doenças infecciosas e neoplasias.

Saber reconhecer padrões de acometimento nos dois sistemas pode ser fundamental para orientar o diagnóstico correto por parte do radiologista geral que se deparar com essas condições.

Além disso, ao identificar uma patologia com potencial envolvimento de órgãos em outro sistema, cabe ao radiologista geral indicar a realização de exames complementares, quando julgar necessário.

Portanto, se torna fundamental para o radiologista geral ter uma visão global do paciente, e não limitada a apenas um sistema.

Conclusões

Através do nosso ensaio pictórico buscamos sintetizar as informações mais relevantes sobre patologias com acometimento torácico e geniturinário, com enfoque em radiologistas gerais que podem se deparar com essas condições no dia a dia.

Palavras Chave

Tórax; geniturinário

Arquivos

Área

Abdominal/Trato Geniturinário

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAEL FERREIRA DOCEMA, LUCAS DANIEL PEREIRA LOPES, EDUARDO KAISER URURAHY NUNES FONSECA, MARCIO VALENTE YAMADA SAWAMURA, MURILO MARQUES ALMEIDA SILVA, RODRIGO CARUSO CHATE, FERNANDO MORBECK ALMEIDA CARVALHO