Dados do Trabalho


Título

DESAFIOS DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA IMPLANTAÇÃO DE UM GRANDE CENTRO DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO POR IMAGEM

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) é uma estratégia de formação e capacitação dos trabalhadores da saúde, que visa integrar o ensino e o serviço, promover a reflexão crítica sobre a prática e estimular a transformação das realidades locais. O NEP buscou primeiramente realizar o levantamento das necessidades de treinamento para desenvolver o conhecimento e chegar a um padrão de qualidade.
Compartilhar a experiência da implantação do Núcleo de Educação Permanente concomitantemente à inauguração de um grande Centro de Diagnóstico e Tratamento por Imagem (CDTI).

Material(is) e método(s)

O estudo consiste em um relato de experiência em um Centro (CDTI) inaugurado em 06 de fevereiro de 2023. Este relato contempla as atividades de educação através do NEP. A partir da inauguração, foi estabelecido um padrão de 1:30h de treinamento por colaborador/mês. Foram realizadas reuniões periódicas com os gestores para elaborar propostas educativas diante dos procedimentos que seriam executados na rotina inicial da Unidade. No momento presente o NEP está envolvido em buscar no mercado, opções disponíveis de ferramentas de Ensino à Distância para ampliar a capilaridade e velocidade na disseminação dos conteúdos necessários ao atendimento integral à saúde.

Resultados e discussão

Entre os Treinamentos realizados em 2023 temos: Suporte Básico de Vida, Parada Cardiorrespiratória (PCR), Proteção Radiológica, Segurança em Ressonância Magnética, Reações Adversas ao Meio de Contraste, Identificação do Paciente, Comunicação Efetiva, Higienização das Mãos, Segurança na Prescrição e Administração de Medicamentos, Procedimento Seguro e Prevenção de Quedas e Biossegurança. Os desafios para implantar o NEP são diversos e envolvem aspectos pedagógicos, gerenciais e culturais. Segundo a literatura, alguns dos principais desafios são: Garantir a discussão coletiva dos problemas de saúde e das necessidades educativas dos profissionais, considerando a realidade local e o contexto do trabalho, dificuldade de conciliar a rotina de trabalho intensa com a agenda de encontros formativos.

Conclusões

Dentre os desafios encontrados, destaca-se a considerável dificuldade para afastar os profissionais de suas rotinas para o investimento na sua educação profissional. Não resta dúvida que o engajamento e parceria dos Gestores será o fator decisivo para o sucesso de uma área de Educação Permanente.

Palavras Chave

Educação Permanente; Diagnóstico por imagem

Arquivos

Área

Ensino

Instituições

Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por imagem - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

SANDRA VALERIA FRANCISCONI SANTOS, JOÃO LUIZ FERREIRA COSTA, RAFAEL SANTOS CORREIA, SILVANA LELLOUCHE DE CASTRO, ALESSANDRA ARAUJO DA SILVA, RAFAEL LUIZ TAVARES CRISPIM