Dados do Trabalho


Título

Artigo de Revisão da Literatura: Tomografia Computadorizada, Visualização do Traumatismo Cranioencefálico Pediátrico: Aspectos e Características de Lesões

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

O Traumatismo Cranioencefálico Pediátrico (TCEp) está entre as emergências neurológicas que dão mais entrada de casos na pediatria. O TCEp acarreta vários tipos de lesões traumáticas no couro cabeludo, crânio e cérebro, onde possuem maior grau de complicação quando comparado aos adultos devido a fisiopatologia diferente. Em lesões cerebrais intracranianas, os sinais clínicos não são totalmente confiáveis em crianças. De tal modo, a utilização da Tomografia Computadorizada (TC) é frequentemente utilizada. Esse fato vem da capacidade de detectar esse tipo de lesão de forma precoce. A TC de crânio para diagnosticar TCEp é considerada, atualmente, como uma técnica de padrão ouro. Embora, uma questão debatida seja a exposição à radiação ionizante, que está associada a um risco aumentado de malignidades letais. Mas, pensando nisso, foram desenvolvidas uma série de Regras de Decisão Clínica (CDRs) para a otimização de taxas de radiação ionizante. Nas lesões de TCEp, existem uma série de fatores de biomecânica nesse tipo de trauma, pois depende da circunstância em que o paciente foi exposto durante o acidente podendo ser um impacto direto ou efeito inercial. Após a identificação das lesões e histórico do paciente, deve-se realizar de forma criteriosa uma análise neurológica para lesão intracraniana oculta. Pois, independente da natureza do acidente, além das lesões aparentes, pode-se apresentar outros aspectos como manifestações físicas, hemorragias subdurais, epidural e intracerebral entre outras fraturas inexplicáveis.

Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)

Material e Métodos: Esse Trabalho de Conclusão de Curso é uma pesquisa no modelo de texto artigo de revisão da literatura, no qual, através da leitura de diversos artigos científicos e livros acadêmicos e de diretrizes de saúde, foi possível chegar ao objetivo do tema deste trabalho.

Discussão

Objetivos: Avaliar os principais pontos da Tomografia Computadorizada na visualização e diagnóstico dos traumas cranioencefálicos no setor da pediatria.

Conclusões

A TC para visualização do Traumatismo Cranioencefálico Pediátrico é uma técnica precisa para os aspectos e características de lesões, mas para que o exame siga como padrão ouro deve-se seguir as Regras de Decisão Clínicas para a otimização de taxas de radiação, assim assegurando o paciente e promovendo o melhor atendimento em uma situação traumática em diversos sentidos.

Palavras Chave

Tomografia Computadorizada; Traumatismo Cranioencefálico Pediátrico

Arquivos

Área

Pediatria

Instituições

Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

JOÃO GABRIEL CAMPOS DE OLIVEIRA RIBEIRO