Dados do Trabalho


Título

“RADIOLOGICAL CASES: QUIZ TIME” UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DA RADIOLOGIA

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Analisar a percepção de estudantes de medicina em relação à ferramenta de gamificação “Radiological Cases: Quiz Time!”, no ciclo básico da graduação médica.

Material(is) e método(s)

Estudo transversal observacional com aplicação de questionário para alunos do terceiro semestre da graduação médica. A ferramenta de gamificação “Radiological Cases: Quiz time!” foi elaborada por monitores de radiologia, orientados por uma docente radiologista. Foram formados grupos e o desafio era responder a perguntas de múltipla escolha a respeito de casos clínicos radiológicos através da plataforma “Kahoot”. Após o game, foram exibidos slides do Powerpoint para correção das perguntas e aprofundamento do conteúdo curricular. Após as atividades, os alunos foram convidados a responder um questionário com 35 perguntas que avaliava as características sociodemográficas do participante, a autoavaliação de aprendizagem da anatomia radiológica e a opinião dos estudantes sobre as atividades conduzidas no game. Questionários incompletos foram excluídos e foi obtido o termo de consentimento livre e esclarecido de todos os participantes. Foi realizada análise alfa de Cronbach para avaliar a confiabilidade das questões. Valores acima ou iguais a 0,7 foram considerados aceitáveis.

Resultados e discussão

Dos 150 alunos, 59 responderam ao questionário, com média de idade de 20±5 anos, sendo 34 (57,62%) mulheres. O alfa de Cronbach foi de 0,94, atestando a consistência interna do estudo com boa confiabilidade do questionário. No total, 44 (74,57%) consideraram que a ferramenta de gamificação contribuiu substancialmente para a aprendizagem; 48 (81,35%) consideraram o game com alto valor educativo; 44 (74,57%) julgaram o material como clinicamente significativo para sua prática/experiência clínica futura; e 53 (89,83%) consideraram que o “Casos Radiológicos: Hora do Quiz!” contribuiu para formar laços de amizade. Associar Anatomia com Radiologia por meio de casos clínicos, pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Tal metodologia quando aliada à ferramenta de gamificação pode maximizar o envolvimento e a retenção de conhecimento pelos estudantes, como foi confirmado neste estudo.

Conclusões

“Radiological Cases: Quiz Time!” é uma ferramenta interativa, criativa e inovadora para o ensino de radiologia, promovendo aprendizagem clinicamente significativa, além da formação de novos laços de amizade, o que torna o ambiente de aprendizado mais dinâmico e aprazível.

Palavras Chave

RADIOLOGIA; ENSINO; CASOS CLÍNICOS

Arquivos

Área

Ensino

Instituições

Clínica Delfin Medicina Diagnóstica - Bahia - Brasil, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil

Autores

ANTONIO VITOR NASCIMENTO MARTINELLI BRAGA, ALESSANDRA LIMA COSTA, CAROLINA FREITAS LINS