Dados do Trabalho


Título

Impacto de vídeos de tomografia computadorizada e ressonância magnética no ensino de Radiologia

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Analisar o impacto da utilização de vídeos animados de tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM) no aprendizado de Radiologia no ciclo básico da graduação médica.

Material(is) e método(s)

Trata-se de estudo observacional, tipo corte transversal. Foram confeccionados vídeos de exames de TC e RM a partir de imagens do sistema PACS e, através do Microsoft Powerpoint, esses vídeos foram editados, para colocação de animações (descrição das características do exame e inserção de setas/ contornos para identificação das estruturas anatômicas). Ao final do semestre, foi aplicado um questionário com três partes: 1) perfil sociodemográfico do participante; 2) autoavaliação da aprendizagem; 3) avaliação da inserção de vídeos no ensino de Radiologia. Os participantes foram voluntários e assinaram o termo de consentimento para participação na pesquisa. Foi calculado o valor Alfa de Cronbach para avaliar a consistência interna do questionário.

Resultados e discussão

No total, 76 estudantes responderam ao questionário (50 do sexo feminino - 65,8%, com média de idade de 21,3± 3,5 anos). Mais de 80% da amostra utilizou as classificações “Excelente” e “Acima da Média” para quantificar o quanto os vídeos de TC e RM ajudaram na compreensão de Anatomia Radiológica e 10,5% dos estudantes consideraram prejuízo no aprendizado em anatomia nas semanas com ausência de vídeos. Cerca de 80% dos participantes classificou “Excelente” e “Acima da média” a contribuição dos vídeos na compreensão de imagens estáticas e a importância deles para o entendimento da dinâmica do funcionamento do exame. O alfa de Cronbach foi de 0,87 para a segunda parte do questionário e 0,925 para a terceira parte. No cenário onde coexiste o ensino de anatomia e radiologia, os conteúdos se complementam e o aprendizado é retroalimentado de maneira positiva. Dessa forma os discentes possuem maior capacidade em usufruir das imagens dinâmicas para compreender as estruturas anatômicas nas imagens estáticas.

Conclusões

A implantação de vídeos didáticos de TC e RM possui um impacto positivo no processo de aprendizagem de Radiologia pelos estudantes do ciclo básico da graduação médica.

Palavras Chave

ENSINO; RADIOLOGIA; VÍDEOS

Arquivos

Área

Ensino

Instituições

Clínica Delfin Medicina Diagnóstica - Bahia - Brasil, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil

Autores

LÍVIA MARIA GOES LEMOS , AYLLA BATISTA MOREIRA TEIXEIRA , CAROLINA FREITAS LINS