Dados do Trabalho


Título

Jogo da Memória – Método Útil para Ensino de Radiologia na Graduação Médica?

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Avaliar a utilização de jogo da memória como estratégia de gamificação no ensino de Radiologia para estudantes do segundo ano da graduação médica.

Material(is) e método(s)

Estudo observacional transversal com aplicação de questionário para estudantes do segundo ano da graduação médica. O Jogo da Memória foi criado no site “puzzel.org” com 24 cartelas contendo descrições das características, bem como imagens de exames radiológicos de diferentes regiões anatômicas. A turma foi dividida em grupos de quatro pessoas e os estudantes precisavam identificar as cartelas de cada exame radiológico e o texto que correspondia à sua respectiva característica. Os alunos foram convidados a responder um questionário com 35 perguntas que avaliava as características sociodemográficas do participante, a autoavaliação de aprendizagem da anatomia radiológica e a opinião dos estudantes sobre as atividades conduzidas no Game. Questionários incompletos foram excluídos e foi obtido o termo de consentimento livre e esclarecido de todos os participantes. Foi realizada análise alfa de Cronbach para avaliar a confiabilidade das questões, considerando valores acima ou iguais a 0.7 como confiáveis.

Resultados e discussão

Da amostra, 59 estudantes (20±5 anos, 57,6% sexo feminino). O alfa de Cronbach foi de 0,93, indicando alta confiabilidade do questionário. Da amostra, 78% concordaram que o jogo é clinicamente relevante; 75% avaliaram o seu desempenho como acima da média ou excelente; 80% consideraram acima da média ou excelente ferramenta para aprendizagem; 90% afirma que contribuiu no aprendizado de anatomia radiológica; 73% concordaram que contribuiu para o futuro desempenho como médico de forma excelente ou acima da média. Apesar de o aprendizado dos conceitos e identificação das estruturas radiológicas ser complexo inicialmente, dinâmicas interativas e jogos podem facilitar o aprendizado pelos estudantes. Metodologias ativas colocam os estudantes como protagonistas no processo de aprendizagem, com isso, o acréscimo de recursos interativos age como um facilitador, tornando o aprendizado de assuntos complexos mais simples e divertido.

Conclusões

A utilização de jogo da memória foi uma excelente estratégia de aprendizado radiológico para os estudantes, tornando o processo mais produtivo e satisfatório.

Palavras Chave

ENSINO; RADIOLOGIA; GAMIFICAÇÃO

Arquivos

Área

Ensino

Instituições

Clínica Delfin Medicina Diagnóstica - Bahia - Brasil, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil

Autores

GUSTAVO SOUSA ABREU, ALESSANDRA LIMA COSTA, IONARA MARIA DE ALMEIDA SANTOS, AMANDA PESSOA MARTINS TORRES DA SILVA, CAROLINA FREITAS LINS