Dados do Trabalho


Título

ULTRASSOM NA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR: COMO APLICAR O PROTOCOLO C.A.U.S.E?

Introdução e objetivo(s)

O exame de ultrassonografia é um método de imagem que tem aplicabilidade na emergência. O ultrassom tem evoluído na qualidade de imagem e no desenvolvimento de aparelhos mais compactos, o que garante acessibilidade e praticidade. A parada cardíaca ainda tem grande impacto nas taxas de morbimortalidade, exigindo o aperfeiçoamento de mecanismos capazes de identificar as causas a fim de ajudar a orientar a conduta dos profissionais. Diante disso, o Ultrassom Point-of-care (POCUS) é uma forma de avaliar pacientes à beira leito durante emergências, portando utilizado na parada cardíaca conduzido pelo Protocolo C.A.U.S.E. Assim, demonstra-se a importância do POCUS durante a parada cardíaca com este protocolo e a necessidade de treinamento para identificar causas potencialmente reversíveis, minimizando o tempo de parada.

Método(s)

Este ensaio avaliou - por meio de uma revisão bibliográfica - o ultrassom como uma ferramenta útil para quadros agudos. Dentro do POCUS, foram desenvolvidos vários protocolos capazes de auxiliar no manejo do paciente grave, como o Protocolo C.A.U.S.E. Na parada cardíaca, a aplicação do ultrassom depende de uma história clínica adequada e da análise da monitorização. Com a determinação de um ritmo não chocável, é indicativo o uso da ultrassonografia - por meio das janelas subcostal, apical, pulmonar e paraesternal - que poderá fornecer prognóstico efetivo.

Discussão

O uso do ultrassom durante a ressuscitação cardiopulmonar tem se mostrado eficiente, direcionando a equipe médica para a identificação de causas reversíveis, especialmente em ritmos não chocáveis, como pneumotórax, tamponamento cardíaco, tromboembolismo pulmonar e hipovolemia. O protocolo C.A.U.S.E aborda essas condições, integrando o ultrassom POCUS. Essa abordagem, quando aplicada em conjunto com protocolos específicos, tem o potencial de reduzir a morbimortalidade durante a parada cardiorrespiratória.

Conclusões

Em virtude do que foi apresentado, pode-se concluir que o uso do ultrassom POCUS na parada cardiorespiratória, alinhado a protocolos direcionados, a competência e o treinamento do profissional, tem o potencial em aumentar a precisão clínica e contribuir significativamente para a ocorrência de melhores prognósticos.

Palavras Chave

Ultrassonografia; C.A.U.S.E; POCUS

Arquivos

Área

Cardiovascular

Instituições

Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

ARIEL MOSS EJZENBAUM, IZABELA CAMURI FIRMINO CARLOS, ANDRÉ LUIZ FERNANDES, ANDRE RENATO CRUZ SANTOS, GUILHERME CICONELLI DEL GUERRA, MARCELO GUIMARÃES DUTRA, ERIKA TAE KOSHIMURA, VICTOR ARANTES JABOUR, CÉSAR AUGUSTO PASSOS BRAGA, MARCELO ROCHA CORREIA DA SILVA, MIGUEL JOSÉ FRANCISCO NETO, MARCOS ROBERTO GOMES DE QUEIROZ