Dados do Trabalho


Título

Papel da Ultrassonografia Automatizada na Triagem de Câncer de Mama

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

A ultrassonografia mamária tem grande participação no rastreamento do câncer de mama, considerado um exame complementar para a detecção precoce. No entanto, há impasses referentes à operacionalização, trazendo redução da reprodutibilidade. Desta forma, a Ultrassonografia Automatizada (ABUS) foi implementada na prática clínica visando economizar tempo e viabilizar o rastreamento adicional com ultrassonografia. Esta revisão literária tem como objetivo analisar a eficácia da ABUS como ferramenta de triagem, especialmente em populações com acesso limitado a outras formas de diagnóstico por imagem.

Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)

Consiste em uma revisão integrativa utilizando como bases de dados Scielo, Pubmed, BVS e Periódico Capes, aplicando-se descritores como “Ultrassonografia Automatizada”, “triagem”, “câncer de mama” e “diagnóstico”. Para melhor escolha de artigos confiáveis, foram selecionados os publicados em inglês ou português nos últimos 10 anos, aplicando as ferramentas PEDro e AMSTAR-2, havendo ao final 43 artigos utilizados.

Discussão

A Ultrassonografia Automatizada (ABUS) permite maior reprodutibilidade na triagem do câncer de mama a partir da redução da habilidade do operador, não exigindo a presença de um médico para a realização do exame. Além disso, permite avaliar a mama de forma padronizada utilizando algoritmos de inteligência artificial de maneira a auxiliar o médico na análise e interpretação das imagens com excelente resolução, viabilizando a aplicação do método em larga escala e reduzindo os possíveis falsos-positivos. Outrossim, a ABUS apresenta vantagens quanto a populações limitadas a outras formas de diagnóstico, como comunidades distantes de centros urbanos, onde o manejo do equipamento ABUS aumentaria a triagem desses grupos, tendo em vista que a falta de infraestrutura médica e de equipes especializadas nesses locais não afetaria a operacionalização desse exame.

Conclusões

A ABUS busca resolver importantes limitações da Ultrassonografia convencional no rastreamento de câncer de mama. A partir dessa inovação é possível otimizar o tempo e reduzir a dependência médica, haja vista a atuação do técnico de radiologia. Destaca-se, ainda, que a confiança e o desempenho das interpretações de triagem são melhorados. Sendo assim, urge ponderar as vantagens e limitações da tecnologia, a fim de avaliar a eficácia desse recurso no diagnóstico do câncer de mama.

Palavras Chave

Ultrassonografia

Arquivos

Área

Ultrassonografia

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - Amazonas - Brasil

Autores

MARIA ALICE SAMPAIO BRAGA, PEDRO ALONSO SAMPAIO BRAGA, LORENA MENDES DAMASCENO , FERNANDA MEIRELLES DOMINGUES COUTO , BEATRIZ MEIRELLES DOMINGUES , SABRINA RAMOS BIANCO, DAVID ABRAHAM BATISTA DA HORA, ANDRÉ LÚCIO ALVES MAIA, LUISA AZEVEDO SILVA, FRANCISO CRUZ GUTTEMBERG FILHO