Dados do Trabalho


Título

Da suspeita ao diagnóstico tomográfico de Aneurisma Micótico

Introdução e objetivo(s)

Apesar de o termo aneurisma micótico ser mais conhecido, a entidade à qual ele se refere se trata propriamente de um pseudoaneurisma desencadeado pela fragilização da parede arterial, mais comumente promovida por enzimas corrosivas produzidas por infecções bacterianas do leito arterial. Sendo assim, o termo mais pertinente para se referir a essa patologia é “pseudoaneurisma infeccioso”, que constitui uma entidade incomum e potencialmente devastadora, cujo diagnóstico pode, por vezes, ser desafiador. Tal situação é potencialmente grave pois a demora na correta identificação e condução terapêutica do quadro pode proporcionar consequências graves sobre a condição clínica e o prognóstico do paciente. Diante disso, este estudo pictório objetiva ilustrar imagens chave de casos clínicos acompanhados num hospital universitário e elencar os principais achados de imagem que permitem o diagnóstico e, consequentemente, possibilitam o estabelecimento do tratamento em tempo hábil.

Método(s)

O presente trabalho consiste num ensaio pictórico feito a partir de imagens provenientes de casos clínicos reais da base de dados do hospital universitário ao qual os autores estão vinculados. A partir delas, pretende-se discutir os principais achados dos estudos de imagem que permitem o diagnóstico do pseudoaneurisma infeccioso.

Discussão

Os métodos de imagem mais utilizados para a identificação do quadro de pseudoaneurisma infeccioso são a tomografia computadorizada (TC) e a angiotomografia, que possibilitam o reconhecimento e detalhamento da dilatação aneurismática, bem como a avaliação da presença de complicações como trombos, roturas, extensão da infecção e / ou compressão dos tecidos adjacentes. O presente estudo visa exemplificar o processo de diagnóstico feito a partir dos achados de imagem dos casos acompanhados pelos autores discutindo-os para facilitar este essencial processo realizado pelo radiologista.

Conclusões

É de suma importância que o médico radiologista tenha os recursos que permitam a identificação ágil do pseudoaneurisma infeccioso a partir da TC e da angiotomografia. Apenas assim pode-se estabelecer o diagnóstico precoce e propiciar a pronta tomada terapêutica com o objetivo de minimizar as consequências potencialmente graves ao paciente. Desta forma, destaca-se o papel do radiologista na abordagem multidisciplinar da entidade em questão, que tende a envolver especialistas em Cardiologia, Cirurgia Vascular, Radiologia, Clínica Médica e Infectologia.

Palavras Chave

Aneurisma Micótico; angiotomografia; Infeccioso

Arquivos

Área

Abdominal/ Trato Digestório

Instituições

HC UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

RENAN DENADAI TURCI, SARAH LIS ARAÚJO MELO, THIAGO COSTA HAITER, ANTONIO REGIS COELHO GUIMARÃES