Dados do Trabalho


Título

Desafios na interpretação dos exames de imagem da mama na emergência

Introdução e objetivo(s)

O atendimento a pacientes no pronto-socorro que apresentam sintomas mamários representa um desafio para os radiologistas de plantão. Diante dessa situação, este estudo busca ajudar na identificação das causas dos sintomas associados a condições mamárias, reconhecendo entidades que demandam tratamento imediato na emergência e fornecendo recomendações adequadas para assegurar resultados clínicos e de imagem satisfatórios.

Método(s)

Ensaio pictórico baseado na interpretação dos exames de imagem da mama na emergência e ilustrações didáticas dos casos clínicos do acervo digital do nosso serviço, bem como apresentação de pontos-chaves e armadilhas diagnósticas.

Discussão

Apesar de infrequentes no contexto de emergência, a imagem mamária constitui um desafio para o radiologista. Embora as condições infecciosas e/ou inflamatórias, como por exemplo celulite, mastite e abscesso mamário, serem as doenças mamárias mais comumente diagnosticadas em contexto de pronto-atendimento, outras afecções que podem exigir complementação diagnóstica e diferente abordagem de tratamento são encontradas, como lesões traumáticas, câncer de mama e complicações após procedimentos. As limitações diagnósticas começam quando a mamografia, exame amplamente difundido na avaliação mamária em contexto ambulatorial, não está presente no departamento de emergência. Outros fatores que dificultam essa avaliação são a utilização limitada de BI-RADS (léxico), a falta de sistemas para o acompanhamento e navegação de pacientes e o acesso limitado ao histórico clínico e médico do paciente, o que permitiria a identificação de fatores de risco relacionados ao desenvolvimento das afecções mamárias.

Conclusões

Conhecimento teórico, habilidade técnica e anamnese direcionada são estratégias essenciais para melhor manejo dos desafios que as imagens mamárias podem apresentar ao radiologista, por isso é essencial definir objetivos da avaliação, revisando os diagnósticos diferenciais mais comuns e, com isso, proporcionar recomendações apropriadas para o contexto clínico do paciente.

Palavras Chave

emergência; mama

Arquivos

Área

Mama

Instituições

AC CAMARGO CANCER CENTER - São Paulo - Brasil

Autores

ANA LUISA ERVILHA SABIONI, CAMILA GOMES BARBOSA, BIANCA MIRANDA LAGO, JULIANA ALVES DE SOUZA , ALMIR GALVÃO VIEIRA BITENCOURT