Dados do Trabalho


Título

Uma rara malformação chamada complexo OEIS: um relato de caso

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

O objetivo deste trabalho é apresentar o complexo OEIS, uma complexa malformação de fechamento da parede abdominal, elencando suas principais características, para que esta não seja confundida com outros defeitos de fechamento da parede abdominal mais comuns e de melhor prognóstico, atrasando o diagnóstico e o correto manejo da situação.

História clínica

Gestante 37 semanas e 05 dias foi encaminhada ao serviço de medicina fetal de um hospital terciário devido a onfalocele fetal e defeito medular, identificados em ultrassom realizado no pré natal, para correção dos defeitos após o nascimento. Em avaliação com a medicina fetal, durante exame ultrassonográfico, observou-se que existiam outras malformações associadas as quais em conjunto caracterizam o complexo OEIS.

Discussão e diagnóstico

O complexo OEIS é um conjunto de malformações fetais caracterizado por: onfalocele, extrofia de bexiga/cloacal, ânus imperfurado e defeito medular. É uma rara malformação com incidência estimada em 1 em 200.000-400.000 gravidezes, de etiologia desconhecida e esporádica. A ultrassonografia, geralmente realizada no segundo trimestre, é o exame inicial para a suspeição desta condição quando se observa onfalocele, defeitos da medula espinhal e não se caracteriza a bexiga, que apesar de serem malformações mais comuns, em conjunto devem levantar a suspeita para o complexo. No caso do paciente, durante a ultrassonografia do pré-natal foi apenas identificada a onfalocele e o defeito espinhal, não sendo suspeitado o complexo OEIS, cuja suspeita foi feita no serviço de medicina fetal de um hospital terciário e as alterações confirmadas após o nascimento e com avaliação por ressonância magnética do recém-nascido.

Conclusões

Dessa forma, apesar do complexo OEIS ser uma entidade muito rara, ela é formada pelo conjunto de malformações comuns, mas que juntas devem levantar a suspeita para o complexo que tem um pior prognóstico e mais difícil manejo, para que a condução da gestação seja realizada de forma mais assertiva.

Palavras Chave

malformação fetal; complexo oeis; onfalocele

Arquivos

Área

Medicina Fetal

Instituições

Hospital Geral Roberto Santos - Bahia - Brasil

Autores

ISABELLA TORRES DE LIMA, LAIS FERNANDA CORREIA PIMENTEL