Dados do Trabalho


Título

Abdome Agudo: Diagnósticos diferenciais na Ginecologia

Introdução e objetivo(s)

INTRODUÇÃO: Abdome agudo ginecológico refere-se a uma condição em que há dor abdominal aguda de origem ginecológica. No entanto, existem várias condições que podem causar esse quadro. Alguns dos diagnósticos diferenciais incluem: Gravidez ectópica, torção anexial, doença inflamatória pélvica, cistos ovarianos simples ou complexos, endometriose complicada, ruptura do cisto do corpo lúteo, entre outros.
OBJETIVO: Ilustrar alguns dos diagnósticos diferenciais de Abdome Agudo na Ginecologia e suas respectivas apresentações em diferentes métodos de imagem de paciente que procuraram o pronto atendimento com queixa de dor abdominal aguda.

Método(s)

MÉTODO: Foram utilizadas imagens ilustrativas de pacientes do sexo feminino que procuraram o pronto atendimento do serviço com queixa de dor abdominal aguda e seguiram para investigação por diferentes métodos de imagens diagnósticas. Todos os dados que pudessem identificar as pacientes foram ocultados. Não há qualquer conflito de interesse com o trabalho em questão.

Discussão

DISCUSSÃO: Constitui-se em um dos problemas mais importantes na prática médica em virtude de sua alta incidência, das dificuldades e dúvidas no seu diagnóstico e da necessidade de se adotar uma terapêutica precoce. Sabe-se que 7-10% dos abdomes agudo acabam tendo de ser resolvidos por meio de procedimentos cirurgicos. Por envolver uma gama de entidades nosológicas específicas com, muitas vezes, manifestações clínicas semelhantes, faz-se necessário, para melhor entendimento da abordagem terapêutica, uso de exames de imagem complementares, sendo a escolha do método dependente de cada patologia.
Assim, a anamnese e exame físico detalhados, associados a exames complementares direcionados (laboratório e imagem) são condições fundamentais para o diagnóstico e tratamento em tempo hábil, estabelecendo-se, dessa forma, a correta divisão entre o sucesso e o fracasso profissionais no cenário de urgência e emergência.

Conclusões

CONCLUSÃO: Abdome Agudo é algo corriqueiro no pronto atendimento, no entanto, há inúmeros diagnósticos diferenciais, ainda mais em se tratado do sexo feminino, como : Gravidez ectópica, doença inflamatória pélvica, cisto hemorrágico, torção anexial, endometriose complicada
Sendo assim, é de fundamental importância para o médico Radiologista saber a clínica, como também, as diferentes características das lesões esperadas para cada patologia, as quais podem se manifestar por um quadro de Abdome Agudo.

Palavras Chave

Abdome Agudo; Ginecologia; Diagnósticos diferenciais

Arquivos

Área

Abdominal/Trato Geniturinário

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

FABIO BRANDAO YOSHIMURA, LUCIANA CRISTINA PASQUINE RAIZA, FERNANDO MORBECK ALMEIDA COELHO, RONALDO HUEB BARONI